Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

0

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO INTERNACIONAL DE ENTORPECENTES


Operação Descontaminação II decorre de apreensões de drogas no no Porto de Salvador no Brasil e no Porto de Rotterdam, na Holanda

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã da terça-feira (20/9), a Operação Descontaminação II, que investiga organização criminosa envolvida no tráfico internacional de entorpecentes, através do modal marítimo, com utilização de contêineres armazenados no Porto de Salvador, e que teria destino portos da Europa.

A organização atuava cooptando funcionários que atuavam no porto para esses acessarem o Terminal de Contêineres (TECON), sob a justificativa de prestar algum tipo de serviço. Após acessar essa área transportando sacolas contendo grandes quantidades de cocaína escondidas no fundo de veículos de empresas terceirizadas, os investigados quebravam o lacre de determinado contêiner previamente escolhido pelos criminosos, colocavam as sacolas contendo cocaína e fechavam com lacre clonado.

A primeira fase da operação foi deflagrada em abril deste ano. Na época, oito pessoas foram presas no estado baiano e também em São Paulo.

SAIBA MAIS: MPF DENUNCIA 18 PESSOAS POR ENVIAREM COCAÍNA DE SALVADOR PARA EUROPA

Durante as investigações, foram apreendidos o total de 3.591 kg de cocaína, sendo 3.333 kg no Porto de Salvador e 258 kg no Porto de Rotterdam, na Holanda.

Uma das apreensões ocorreu em setembro de 2021, quando um funcionário do Tecon e dois funcionários de empresas terceirizadas foram presos em flagrante por policiais federais no momento em que colocavam 165 kg de cocaína em um contêiner que teria como destino a Europa. 

SAIBA MAIS: AÇÃO CONJUNTA ENTRE POLÍCIA FEDERAL E GUARDA PORTUÁRIA APREENDE 165 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE SALVADOR

Após a deflagração da primeira fase e com a análise do material aprendido, ficou demonstrado a participação de outros envolvidos que foram alvos dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva cumpridos na presente data.

Na ação, policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em Salvador, nos bairros da Liberdade e do Pau Miúdo, onde duas pessoas foram presas, e em Buraquinho, na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana da capital do estado e na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes e organização criminosa.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.