Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

BRASIL: EXPORTAÇÕES DE COCAÍNA DO PORTO DE SANTOS REGISTRAM RECORDE HISTÓRICO

  O Porto de Santos movimentou em contêineres, em 2022, a marca recorde de 5 milhões de TEU – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés –...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 29 de maio de 2023

0

SIC APREENDE NO PORTO DE LUANDA COCAÍNA PROVENIENTE DO BRASIL

 

A droga foi encontrada escondida no motor de refrigeração de três contêineres frigoríficos, com carga de frango congelado

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) informou que, no dia 19 de maio, que apreendeu no Porto de Luanda, em Angola, 38 tabletes de cocaína, cerca de 50 kg de cocaína.

A droga foi encontrada escondida no motor de refrigeração de três contêineres frigoríficos, com carga de frango congelado, provenientes do Brasil. Os tabletes estavam revestidos com fita adesiva de cor amarela, branca e platinada.

    Foto: Reprodução da Televisão Pública de Angola (TPA)

No terminal da DP Word foi encontrado o primeiro contêiner com drogas. Após os trabalhos de investigação foi encontrado outro contêiner numa empresa em Luanda.

    Foto: Reprodução da Televisão Pública de Angola (TPA)

Posteriormente foi localizada uma carreta com mais um contêiner contendo drogas, junto a “Ponte do 25”, no quilometro 25 da via expressa, também conhecida como, avenida Comandante Fidel Castro, no município de Viana.

    Foto: Reprodução da Televisão Pública de Angola (TPA)

No transcorrer das investigações uma mulher foi detida com mais quatro tabletes da droga.

No ano passado já havia sido apreendido cocaína em caixas de frango, no entanto, desta vez a droga foi localizada no maquinário do contêiner frigorífico.

Presos

De acordo com Manuel Hulawaia, porta voz do SIC, na operação foram detidos sete cidadãos angolanos, dos quais quatro funcionários do terminal portuário da DP World Luanda, sendo o diretor de segurança, um técnico de refrigeração, um conferente, um operador de máquinas, e três intermediários do suposto dono da droga.

    Foto: Reprodução da Televisão Pública de Angola (TPA)

Mulher envolvida no tráfico

Posteriormente, uma mulher de 46 anos, irmã mais velha de dois funcionários do Terminal da DP World Luanda, foi detida com quatro tabletes da droga, retirados de um dos contêineres, onde foi transportada a mercadoria.

“A mulher é comerciante e foi apanhada na via pública, no bairro Alvalade, município de Luanda. Ela também faz parte da quadrilha e se encontrava foragida” disse Hulawaia.

O SIC destacou que essa ação é resultado de uma investigação criminal minuciosa que permitiu rastrear os contêineres e apreender a droga.

Os três contêineres seguiram destinos diferentes. Agora o SIC busca identificar quem era o proprietário da cocaína, e se Luanda era definitivamente o destino final da droga.

As investigações prosseguem para capturar mais integrantes desta organização criminosa.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.