Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

0

CURSO NACIONAL DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA PORTUÁRIA FOI REALIZADO EM PARANAGUÁ

Solenidade de abertura - Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O curso, promovido pela Conportos, contou com a participação de 132 profissionais do País inteiro

A 22ª edição do Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária (CESSP), promovido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) foi realizado em Paranaguá, no litoral do Paraná, no período de 28/08 à 01/09.

O curso, reconhecido pelo MEC, abrange 40 horas de aprendizado e, nesta edição, teve a participação de 132 profissionais de todo o Brasil, divididos em três turmas.

Com atividades práticas e teóricas, eles foram treinados para prevenir e lidar com ameaças à segurança, como assaltos, terrorismo, contrabando e roubo de cargas, além de incidentes como incêndios, explosões e ataques.

SSP ou PFSO

“O supervisor de segurança portuária (SSP ou PFSO em inglês) é um profissional fundamental para esse setor. Baseado na prevenção, e com uso de recursos próprios da empresa ou instituição, ele tem função híbrida. É um ente vinculado a uma instalação portuária pública ou privada, mas com um conjunto de responsabilidades”, explica o delegado da Polícia Federal, Marcelo João da Silva, presidente da Conportos.

Marcelo João da Silva, presidente da Conportos - Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

De acordo com ele, os profissionais receberam treinamento baseado no Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês). “Foram abordadas questões relacionadas às diretrizes da norma internacional de segurança para controle de acessos e monitoramento, um tratado do qual o Brasil é signatário e que prevê a certificação das instalações portuárias para que elas estejam devidamente autorizadas a participar do comércio marítimo internacional”, informa.

Toda a organização do curso foi realizada pela Guarda Portuária (GPort) do Porto de Paranaguá, administrada pela empresa pública Portos do Paraná, com o apoio da comunidade portuária. “Quando participei do curso em 2019, propusemos esse evento para Paranaguá porque já era um anseio da comunidade e um evento inédito na cidade”, disse Cesar Kamakawa, gerente da GPort.

  Cesar Kamakawa, gerente da Guarda Portuária (GPort) - Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Segundo ele, a realização do curso em Paranaguá contou com apoio da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá, Cattalini, Coamo, TCP e DVS Segurança.

Todos os alunos receberam treinamento teóricos na Isulpar e também participaram de visitas técnicas em terminais do Porto de Paranaguá.

A TCP foi uma das sedes do treinamento

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) foi uma das sedes do evento. Os participantes de várias partes do Brasil exploraram a central de comando de emergência. Eles puderam ver em tempo real as imagens transmitidas pelas 400 câmeras de monitoramento do terminal e conhecer todo o avançado sistema de vigilância. Além disso, tiveram a oportunidade de percorrer as áreas operacionais, onde foram introduzidos às várias práticas de segurança, como scanners para fiscalização de cargas, 13 postos de vigilância armada e um sistema de alarme sofisticado para prevenir invasões.

         A TCP foi uma das sedes do treinamento - Foto: Divulgação TCP

“Para nós, é uma honra sermos selecionados para receber os alunos, pois sabemos da importância das demandas de segurança em um terminal portuário. Já para os estudantes é fundamental conhecer a aplicação do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (o ISPS Code), implementado aqui no terminal. O ISPS Code garante a nossa visão ampla de segurança em toda a área portuária”, explica o gerente de saúde, segurança do trabalho, meio ambiente e patrimonial, Kayo Zaiats

O presidente da Conportos, Marcelo João da Silva, também considera a visita ao terminal uma etapa essencial para o curso. “Ter o contato com uma instalação, que vivencia o desafio da segurança portuária em seu cotidiano é muito importante para que, posteriormente, eles consigam replicar toda a teoria que eles aprenderam em sala de aula nos seus estados de origem”, destaca Silva.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES