Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

0

GUARDA PORTUÁRIA E MARINHA REALIZAM FISCALIZAÇÕES NOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO

 

Elas fazem parte da operação “Lais de Guia”, na intervenção militar que instituiu uma GLO - Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

A Guarda Portuária (GPort) e da Marinha do Brasil (MB) tem realizado varias operações conjuntas para garantir a segurança e a ordem nas áreas vitais do Porto do Rio de Janeiro.

Essas fiscalizações fazem parte da operação “Lais de Guia”, na intervenção militar nos portos do Rio de Janeiro (RJ) e Itaguaí (RJ), decretada através do decreto presidencial, que instituiu uma GLO - Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O objetivo principal dessas ações conjuntas é intensificar a fiscalização para combater o tráfico de armas, drogas e outros ilícitos. A cooperação entre estas duas entidades reflete um esforço robusto e coordenado para garantir a segurança nacional e combater o crime organizado efetivamente.

Segundo José Tadeu Diniz Paixão, Superintendente da Guarda Portuária (GPort), nos portos do estado do Rio de Janeiro, essas ações não apenas demonstram a integração eficaz entre diferentes órgãos, mas também servem para testar protocolos e dissuadir atividades criminosas. A busca pela eficiência, com o mínimo impacto nas operações, é louvável e demonstra um compromisso com a segurança sem comprometer a atividade portuária.

“A integração de esforços entre a Guarda Portuária e a Marinha ressalta a importância de parcerias colaborativas para enfrentar desafios complexos. Além disso, a realização de ações planejadas e pontuais evidencia um esforço direcionado para alcançar resultados concretos”, disse Tadeu.

“Essas ações não apenas fortalecem a segurança nos portos, mas também contribuem para a proteção da economia e do comércio, garantindo um ambiente seguro e favorável para as operações portuárias”, acrescentou Tadeu.

Porto de Itaguaí

Nos dias 13 e 15 de dezembro foi realizada no Porto de Itaguaí, uma operação de fiscalização conjunta, que mobilizou aproximadamente 20 servidores da RFB e 40 militares da MB e do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária – GAEX.

Nesta operação, foram realizadas inspeções minuciosas em carga de importação e exportação, utilizando cães de faro de ambas as instituições. A fiscalização abrangeu oito contêineres selecionados e uma auditoria de pátio, na qual quase 2 mil contêineres foram verificados. Não foram encontradas inconformidades.

A operação se destacou pelo uso de drones, tanto da Marinha quanto da Receita Federal do Brasil (RFB), para monitorar o pátio de contêineres. Essa tecnologia foi essencial para garantir a segurança da área, prevenindo o trânsito de pessoas e veículos não autorizados durante as atividades de fiscalização.

Houve também uma abordagem estratégica às embarcações nas áreas de fundeio e no canal de acesso ao Porto de Itaguaí. Embarcações que não apresentaram a documentação necessária ou que estavam navegando em áreas restritas foram notificadas e multadas, numa ação integrada entre a Marinha e a Receita Federal.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.