Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

0

GUARDA PORTUÁRIA E MARINHA REALIZAM FISCALIZAÇÕES NOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO

 

Elas fazem parte da operação “Lais de Guia”, na intervenção militar que instituiu uma GLO - Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

A Guarda Portuária (GPort) e da Marinha do Brasil (MB) tem realizado varias operações conjuntas para garantir a segurança e a ordem nas áreas vitais do Porto do Rio de Janeiro.

Essas fiscalizações fazem parte da operação “Lais de Guia”, na intervenção militar nos portos do Rio de Janeiro (RJ) e Itaguaí (RJ), decretada através do decreto presidencial, que instituiu uma GLO - Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O objetivo principal dessas ações conjuntas é intensificar a fiscalização para combater o tráfico de armas, drogas e outros ilícitos. A cooperação entre estas duas entidades reflete um esforço robusto e coordenado para garantir a segurança nacional e combater o crime organizado efetivamente.

Segundo José Tadeu Diniz Paixão, Superintendente da Guarda Portuária (GPort), nos portos do estado do Rio de Janeiro, essas ações não apenas demonstram a integração eficaz entre diferentes órgãos, mas também servem para testar protocolos e dissuadir atividades criminosas. A busca pela eficiência, com o mínimo impacto nas operações, é louvável e demonstra um compromisso com a segurança sem comprometer a atividade portuária.

“A integração de esforços entre a Guarda Portuária e a Marinha ressalta a importância de parcerias colaborativas para enfrentar desafios complexos. Além disso, a realização de ações planejadas e pontuais evidencia um esforço direcionado para alcançar resultados concretos”, disse Tadeu.

“Essas ações não apenas fortalecem a segurança nos portos, mas também contribuem para a proteção da economia e do comércio, garantindo um ambiente seguro e favorável para as operações portuárias”, acrescentou Tadeu.

Porto de Itaguaí

Nos dias 13 e 15 de dezembro foi realizada no Porto de Itaguaí, uma operação de fiscalização conjunta, que mobilizou aproximadamente 20 servidores da RFB e 40 militares da MB e do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária – GAEX.

Nesta operação, foram realizadas inspeções minuciosas em carga de importação e exportação, utilizando cães de faro de ambas as instituições. A fiscalização abrangeu oito contêineres selecionados e uma auditoria de pátio, na qual quase 2 mil contêineres foram verificados. Não foram encontradas inconformidades.

A operação se destacou pelo uso de drones, tanto da Marinha quanto da Receita Federal do Brasil (RFB), para monitorar o pátio de contêineres. Essa tecnologia foi essencial para garantir a segurança da área, prevenindo o trânsito de pessoas e veículos não autorizados durante as atividades de fiscalização.

Houve também uma abordagem estratégica às embarcações nas áreas de fundeio e no canal de acesso ao Porto de Itaguaí. Embarcações que não apresentaram a documentação necessária ou que estavam navegando em áreas restritas foram notificadas e multadas, numa ação integrada entre a Marinha e a Receita Federal.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES