Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

0

POLÍCIA EUROPEIA DESMONTA REDE DE TRÁFICO DE COCAÍNA ENTRE BRASIL, FRANÇA E PORTUGAL

 

Investigação foi aberta em 2022, depois da alfândega ter descoberto fardos com 124,28 kg de cocaína no tanque de água de um navio

Três pessoas foram detidas na França e outras três serão entregues à Justiça após serem capturadas em Portugal, no âmbito de uma investigação sobre uma rede de tráfico de cocaína do Brasil.

A investigação foi aberta em 26 de maio de 2022 em La Rochelle, cidade situada na costa da França, depois da alfândega ter descoberto três fardos com 124,28 kg de cocaína no tanque de água de um navio, anunciou o procurador de Rennes, Philippe Astruc, em comunicado.

O navio, com bandeira da Líbia, transportava celulose do Brasil para fazer papel, disse ele. A investigação revelou “a chegada à França, ao Porto de La Rochelle, de outros dois navios vindos do Brasil que também transportavam cocaína, antes do primeiro navio atracar”, continuou.

SAIBA MAIS: GUARDA COSTEIRA FRANCESA ENCONTRA COCAÍNA EM NAVIO PROVENIENTE DO BRASIL

O Ministério Público informou que a “gestão logística” foi feita a nível europeu para “alimentar as subsidiárias de distribuição na França e Portugal”. “A mercadoria apreendida tinha como destino o mercado francês”, explicou.

Seis pessoas foram detidas no dia 12 de dezembro: duas em Marselha (sul), uma em Nice (sul) e três em Lisboa (Portugal). Outro suspeito, originário de Marselha e preso por outros crimes, deverá comparecer perante um juiz.

O comunicado afirma que as investigações levaram à apreensão de “vários relógios e veículos de luxo, bem como munições para armas das categorias B e C” em Marselha. Em Lisboa, os investigadores encontraram € 125 mil (cerca de US$ 137 mil) em dinheiro numa casa, num veículo de alto valor e num barco.

Os detidos na França, entre os 20 e os 42 anos, são naturais do país.

“Foram emitidos mandados de detenção europeus contra os três cidadãos portugueses, homens entre os 45 e os 65 anos. Encontram-se neste momento à disposição do juiz de instrução francês”, acrescentou o procurador.

Fonte: Exame


* Esclarecemos que esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

Respeitamos  quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros, informando o autor e a fonte, disponibilizando o link da origem da publicação .  Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.