Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 9 de abril de 2014

0

COMO A PF DESMONTOU O TRÁFICO NO PORTO DE SANTOS



Operações da Polícia Federal apreenderam 3,7 toneladas de cocaína no maior porto do país. E os desdobramentos ainda não terminaram



Uma operação da Polícia Federal (PF) evidenciou nesta semana a fragilidade da segurança no Porto de Santos (SP), o mais importante do país. Mesmo com a instalação de scanners na alfândega nos últimos dois anos, traficantes de drogas tentaram, sem sucesso, enviar do Brasil para a Europa, África e América do Norte 3,7 toneladas de cocaína. Essa quantidade é equivalente ao total do que foi apreendido pela PF entre março de 2013 e o último domingo.
 Malas de cocaína ficam evidentes quando contêiner com sacas de café passa no scanner da Receita Federal

As operações Hulk e Oversea da Polícia Federal identificaram dezenas de células criminosas operando no litoral paulista. Elas se articularam com traficantes da Bolívia e da Colômbia, responsáveis por fornecer a droga. Um dos pontos que mais impressionaram os investigadores foi o contato direto, por telefone e internet, entre fornecedores estrangeiros de cocaína e os pequenos traficantes da Baixada Santista, ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) – a facção criminosa que domina os presídios do Estado.

Mais de 1,3 milhão de diálogos dos traficantes foram grampeados, com autorização da Justiça, pelo Grupo de Análise da PF de Santos. E-mails também foram interceptados. Apenas seis agentes coordenaram as escutas e produziram os relatórios de inteligência da Oversea. As operações Hulk e Oversea, classificadas por delegados como as maiores da PF no litoral paulista, foram deflagradas na segunda-feira, em meio a movimentos de classe sindical de agentes e escrivães da PF. Eles reclamam de falta de estrutura, sucateamento e desvalorização salarial da carreira e ensaiam greves por todo o país.

 Objeto de desejo, o fuzil de ouro do tráfico era negociado como presente, segundo investigadores 


Apesar das manifestações e de uma disputa interna de poder entre delegados e agentes, os policiais apreenderam 3,2 toneladas em Santos (área da Oversea) e outra meia tonelada na capital paulista e no interior do Estado (área da Hulk). As operações tinham um alvo comum, o funcionário de um armador que trabalha há mais de dez anos no porto direcionava as quadrilhas às embarcações que navegariam até o destino da droga: Europa, África e América do Norte. As operações são tratadas pela PF como as maiores já registradas. E os desdobramentos ainda não terminaram.

Depois de importar a droga da Bolívia e da Colômbia, os traficantes brasileiros enviavam a cocaína dentro de malas e mochilas para armazéns específicos conhecidos pela sigla REDEX (recinto especial para despacho de exportação). Há 47 deles registrados por empresas privadas no Porto de Santos.

Os produtos exportados pelo Brasil ficam armazenados nesses locais em contêineres antes de serem lacrados, pesados e transportados para os navios. Cabia ao armador indicar em que REDEX a droga deveria ser inserida nos contêineres. Ele também orientava em que tipo de carga as malas de cocaína deveriam ser escondidas para evitar fiscalização: commodities como café e celulose, por exemplo. As malas eram jogadas de forma grosseria e muitas vezes ficam visíveis no scanner, como mostram imagens obtidas pelo site de VEJA.

Pagamento

Prestadores de serviço cooptados pelas quadrilhas ficavam responsáveis por abastecer os contêineres com a cocaína. Eles recebiam cerca de 1.500 dólares por quilo da droga embarcada, de acordo com policiais federais ouvidos pelo site de VEJA. Segundo a Polícia Federal, até o momento não houve identificação de servidores públicos e donos de empresas ou navios envolvidos no esquema.


A cocaína exportada era de alto padrão, com pureza acima de 92%. Os fornecedores as identificavam com símbolos de empresas, como Toyota, Apple e até o personagem de desenho animado Pica-Pau.

As quadrilhas escolhiam o tipo da droga de acordo com a exigência do destinatário final. As principais rotas eram para a Europa e passavam pelos portos da Antuérpia (Bélgica), Valencia (Espanha) e Las Palmas (Ilhas Canárias). Um carregamento que deveria chegar ao México foi apreendido em Cuba. A PF chegou a monitorar um navio aportar na Itália com a cocaína oriunda de Santos, numa “ação controlada”. Os traficantes europeus ainda estão sendo identificados pelas polícias locais.

No Brasil, a PF prendeu o traficante Suaélio Martins Leda, que usava o nome falso Hélio Alves Leda, e o advogado Carlos Bodra Karpavicius. Leda foi alvo de outras operações similares da PF, como a Capitão Jack, de 2009. Ele é réu na Justiça Federal por tráfico internacional. Leda agia associado ao traficante Ricardo Blanco de Moura, de acordo com o Ministério Público Federal. 

 Traficante que operava no Porto de Santos tinha sítio com piscina, deck e lago natural

Ele importava droga do Paraguai e armazenava em Santos até conseguir despachar em contêineres. Na Oversea, o traficante foi apontado pela PF como o dono de um sítio “de dimensões cinematográficas” em Mogi das Cruzes (SP). O local fica próximo ao KM 74.4 da Rodovia Mogi-Bertioga. As fotografias do sítio registradas durante a Operação Oversea mostram dependências de alto padrão, com lago natural, piscina, deck, jardim ornamentado e duas quadras, sendo uma de tênis. O sítio estaria em nome de uma offshore uruguaia, segundo policiais. A PF também apreendeu uma catamarã de cerca de 70 pés de comprimento, supostamente em nome de Bodra.

Bahia

Outra quadrilha desmantelada na Oversea era liderada pelo ex-policial militar da Tropa de Choque Angelo Marcos Canuto da Silva, o Fusca. Canuto é ex-presidiário e atuava como empresário de jogadores de futebol e de boxeadores na Plus Sports. No site da agência de marketing esportivo, ele aponta como “agenciados” jogadores de clubes da elite nacional como Corinthians, Flamengo, Botafogo e Sport. Canuto também é sócio de uma transportadora, a Stillos Express, com sede declarada em São Paulo.

A célula operada em Santos e São Paulo por Canuto, João dos Santos Rosa e mais um comparsa enviou cocaína para a Europa também pelo Porto de Salvador, na Bahia. A inteligência da PF interceptou telefonemas em que os criminosos comentam a ação. Eles também buscavam outra rota de exportação pelo Sul do país, depois que as apreensões se intensificaram no fim do ano passado no litoral paulista.

PCC

A quadrilha de Canuto transportava a droga dentro do painel e sob os bancos de carros de luxo, como SUVs. Durante uma apreensão, a PF encontrou 50 quilos de cocaína e uma conta de luz dentro de um automóvel. Ao chegar ao endereço do imóvel na conta de energia, uma casa em Bertioga (SP), os federais localizaram mais 400 quilos de cocaína.

A célula criminosa de Canuto era ligada ao traficante boliviano Rolin Gonzalo Parada Gutierrez, o Federi. Ele está foragido, assim como outros alvos da Oversea, a maioria, moradores dos arredores do porto, que executavam funções para despachar a droga. Eles eram aliciados por integrantes do PCC na Baixada Santista. Um deles é André Oliveira Macedo, o André do Rap, de 37 anos, também foragido.

Os investigadores também encontraram vínculos dos criminosos com o médico Frederico Chamone Barbosa da Silva, o Dr. Fred Barbosa, que foi candidato a vereador em 2012 pelo PSC, mas não se elegeu. Ele já estava preso desde o ano passado, acusado de tráfico de drogas e envolvimento com o PCC pela Polícia Civil de Santos.
Procurados

André Oliveira Macedo

Carlos Miguel Pina de Castro e Silva 

Diogo de Souza Marques, conhecido como Lost 

Ednilson Rodrigues Caires, conhecido como Black 

Gilcimar de Abreu, conhecido como Poocker 

Gilmar Flores, também conhecido como Flores, Gil e Xira 

Jefferson Moreira da Silva, também conhecido como Dente e Coelho


Luciano Hermenegildo Pereira, também conhecido como Rodrigo e Zé 


Márcio Henrique Garcia Santos, também conhecido como Messi e Orelha 


Rolin Gonzalo Parada Gutierrez, conhecido como Federi 

Wagner Vicente de Liro, também conhecido como Driely e Bafinho 



Fonte: Veja  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.