Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 13 de maio de 2015

0

GUARDA PORTUÁRIA EM GREVE NO ESPÍRITO SANTO


O Sindicato da Guarda Portuária do Estado do Espírito Santo (Sindguapor) iniciou ontem (12) uma greve por tempo indeterminado.
O movimento teve início às 7hs, com o fechamento dos portões e a consequente suspensão das operações no Cais Comercial de Vitória e de Capuaba.

A greve foi decidida em assembleia realizada no dia 04/05, às 16h30, onde os guardas portuários decidiram, por unanimidade, pela paralisação de suas atividades, por tempo indeterminado.
Reivindicações

Os guardas portuários reivindicam o cumprimento da cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que trata da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), uma solução para as precárias e desumanas condições de trabalho e a implantação efetiva do vale cultura, que apesar de fazer parte do ACT desde 2014, não foi cumprida até hoje.


Segundo o presidente do Sindguapor, José Maria Loureiro de Castro, o sindicato esgotou todas as possibilidades de diálogo. “Procuramos insistentemente os gestores da companhia ao longo de todo este tempo, a fim de que houvesse solução negociada e eficaz, mas sem sucesso, só nos restou o direito de greve para sensibilizar a empresa a cumprir com seus compromissos”. 

A assessoria de imprensa da Codesa declarou que lamenta o movimento grevista e informou que a participação nos lucros já está no orçamento, mas que a liberação do dinheiro depende do Governo Federal, assim como a reivindicação do vale-cultura. O edital já foi publicado e a licitação deve acontecer até o mês que vem.
Sobre as condições de trabalho, a Codesa garantiu que está sempre aberta ao diálogo, mas que não foi procurada por nenhum representante da categoria para discutir o tema.

Segundo a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), três navios estavam parados na terça-feira (12). Ainda de acordo com a empresa, não há ainda como estimar o que deixou de ser arrecadado no primeiro dia de paralisação.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.