Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 27 de setembro de 2016

2

GUINDASTE PEGA FOGO NO PORTO DO ITAQUI




Os trabalhadores criticaram a falta de resposta da Brigada de Incêndio da EMAP
O primeiro combate ao fogo coube aos estivadores

No último domingo (25), às 6h20, um incêndio no Porto do Itaqui, no Maranhão, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). O fogo atingiu a sala de máquinas de um guindaste da operadora portuária Brasil Marítima, durante a operação de descarga de carvão do Navio Nord Trust, atracado no berço 101, pertencente a mineradora Vale.
Como as chamas logo se alastraram, o operador do guindaste, que se encontrava num patamar acima da linha das chamas, foi resgatado em segurança pelo pessoal da estiva com auxílio de um guindaste do próprio navio.
O primeiro combate ao fogo coube aos estivadores com apoio dos rebocadores e suas bombas de lançamentos de água até o centro das chamas. Os trabalhadores criticaram a falta de resposta da Brigada de Incêndio da EMAP. Segundo alguns trabalhadores, os bombeiros foram chegaram 33 minutos depois do início do incêndio. Por sorte, as chamas foram controladas sem que ninguém ficasse ferido.
"O que temos de Brigada de Incêndio é um piada de mau gosto onde até mesmo os horários determinados para os plantões são meramente decorativos", afirmou um empregado da área de cais do principal porto público do Estado do Maranhão.
Cabe lembrar que no início do mês, ocorreu no Porto do Itaqui, uma reunião da CPNP –Comissão Permanente Nacional de Portos, do Ministério do Trabalho e Emprego(MTE). Dentre outros assuntos foi discutida a atualização da NR 29, Norma Regulamentadora da Saúde e Segurança do Trabalho Portuário.
Nota da EMAP
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) informa que na manhã deste domingo (25), por volta das 6h30, houve um incêndio em um guindaste de grande porte pertencente a uma operadora portuária com atuação no Itaqui. O plano de controle de emergências do Porto foi imediatamente acionado, tendo sido debelado o problema. Foram registrados apenas danos materiais, sem vítimas. Será aberto processo de investigação para apurar as causas.




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS


Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


2 comentários:

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.