Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

0

PORTO DE NATAL RECEBE SCANNER

 


A aquisição se tornou imprescindível depois que, no início de 2019, foram apreendidos 3,3 toneladas de cocaína.

O Porto de Natal, administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) recebeu no dia 8 de outubro, um “scanner” de contêineres.

Os procedimentos de instalação foram iniciados, imediatamente, para a operação. As imagens geradas pelo equipamento serão enviadas diretamente para a Receita Federal do Brasil (RFB).


Aquisição    

O equipamento foi adquirido em conjunto pela armadora CMA CGM (armadora); Progeco (operador portuário), com a participação dos principais de fruticultores, que utilizam o porto para exportar os seus produtos.

A aquisição se tornou imprescindível depois que, no início de 2019, foram apreendidos 3,3 toneladas de cocaína, e como o porto não tinha scanner, isso acabou sendo um atrativo a mais para colocar o Porto de Natal na rota para o tráfico internacional de drogas.

LEIA TAMBÉM: NATAL É PONTO DE EMBARQUE DE ROTA MARÍTIMA DO TRÁFICO INTERNACIONAL DECOCAÍNA, DIZ PF

Em fevereiro do ano passado a empresa CMA CGM - única transportadora marítima de cargas de frutas potiguares para a Europa - exigiu medidas urgentes para garantir a permanência das atividades no terminal, chegando inclusive a suspender as operações naquele porto.

LEIA TAMBÉM: 'SITUAÇÃO DE RISCO', DIZ EMPRESA QUE SUSPENDEU TRANSPORTE DE CARGAS DO RN PARA EUROPA APÓS APREENSÕES DE DROGAS.

Em documento enviado ao Governo do Rio Grande do Norte e outras autoridades do estado, além da Codern, a empresa CMA CGM exigiu medidas urgentes para garantir a permanência das atividades, relatando a situação precária no porto, especialmente quanto ao setor da segurança.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES