Postagem em destaque

GREVE DOS GUARDAS PORTUÁRIOS NO RIO É CANCELADA APÓS DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA PARA MANTER ESCALA DE TRABALHO

  Nível de Proteção do porto chegou a ser elevado para 2 No dia 14, quinta feira, o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

0

SIMULADO DE DERRAMAMENTO DE ÓLEO NO MAR É REALIZADO NO PORTO DO PECÉM

 

A ação simulou um derramamento de óleo no mar proveniente do abalroamento durante a atracação no berço.

Na última quarta-feira (09) foi realizado no Porto de Pecém, terminal portuário localizado no município de São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do estado do Ceará, dentro da Região Metropolitana de Fortaleza, um simulado de derramamento de óleo no mar.

Objetivo

O objetivo do simulado é que o terminal esteja sempre preparado a atuar de forma assertiva em possíveis emergências.

O Simulado

A ação simulou um derramamento de óleo no mar proveniente do abalroamento (termo náutico que significa colisão) durante a atracação no berço. “Avaliamos o tempo de resposta das ações, comunicação entre os setores envolvidos, pontos fortes e fracos de cada etapa do plano e testamos os materiais que serão utilizados em situações reais”, afirma Ieda Passos, Gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho no Complexo do Pecém.

Para a gerente, o resultado do simulado foi bastante positivo. “Buscamos sempre conter essa emergência no menor tempo possível, sempre visando preservar vidas e reduzir os impactos ao meio ambiente. A partir desse último simulado e das demais ações que realizamos, podemos afirmar que o Complexo do Pecém está cada dia mais preparado para esse tipo de situação”, encerra.

Cronograma e Validação

Além dos simulados realizados com frequência, o cronograma anual de segurança do trabalho e meio ambiente contempla treinamentos teóricos e práticos, sempre com foco na atualização e capacitação sobre procedimentos.

Os planos são validados pelo IBAMA e também envolvem alguns prestadores de serviços especializados no gerenciamento e resposta a emergência em áreas costeiras e offshore.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário.