Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

0

CARGA COM MEIA TONELADA DE COCAÍNA É INTERCEPTADA NO PORTO DE SANTOS

 

Droga estava oculta em um carregamento de 270 toneladas de açúcar

Ontem, terça-feira (23), a Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu no Porto de Santos, litoral de São Paulo, 501 kg de cocaína escondidos em um carregamento de açúcar.

A carga de 270 toneladas estava acondicionada em dez contêineres. Vistoriada, em um deles foram encontradas as sacas contaminadas. O destino final seria Gana, na África, mas com baldeação no Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Para a seleção de cargas, foram utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Outra ferramenta importante foi a participação de cães farejadores da RFB.

Como responsável pelo controle aduaneiro no País, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meios para o cometimento de ilícitos.

A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para uma futura condenação criminal. Após as apreensões, a droga é encaminhada para a Polícia Federal, que prossegue com as investigações. O repasse de informações pela Receita Federal pode dar início a novas investigações ou complementar as que já estão em curso.

A Receita Federal apreendeu mais de 20 toneladas de cocaína no Porto de Santos em 2020. Até o momento, foram mais de 2,5 toneladas em 2021.

Na maior parte dos casos, a droga foi encontrada dentro de contêineres que seriam enviados para a Europa. As cargas em meio as quais o entorpecente é escondido são as mais variadas possíveis. Sucata, óleo, limão, farinha, papel, tripas de carne, açúcar, café e máquinas são alguns exemplos.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.