Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 31 de maio de 2021

0

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS PELO PORTO DE PARANAGUÁ

 

Os investigados eram responsáveis pela remessa clandestina de drogas para o exterior, em contêineres preparados para exportação

Na última terça-feira (25) a Polícia Federal (PF) desencadeou no Porto de Paranaguá, litoral do Paraná, a Operação Figura Carimbada, com o objetivo de reprimir o crime de tráfico internacional de drogas, praticado por grupo que atuava na remessa de cocaína ao continente europeu.

Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva, expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba.

De acordo com as investigações, os alvos da operação eram responsáveis pela remessa clandestina de drogas para o exterior, em contêineres armazenados para exportação no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), sem o conhecimento das empresas exportadoras, acondicionando-as em malas de viagem que eram colocadas em meio a carga lícita.

Segundo o Delegado da Polícia Federal, João Gustavo de França Scovino, dos quatro mandados de prisão, três foram cumpridos, sendo que um dos elementos se encontra foragido.

“Um dos envolvidos é funcionário da TCP. Também foram apreendidos dois veículos, em virtude do valor deles ser incompatível com a renda dos seus proprietários”, disse Scovino.

Nome da Operação

O nome da operação, “Figura Carimbada”, faz alusão à frequência com que tais indivíduos se envolveram em atos de remessa de drogas no terminal do porto de Paranaguá, sendo que já vinham sendo monitorados pela Polícia Federal.

Os elementos colhidos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão permitirão esclarecer a participação de outros envolvidos, bem como determinar de onde a droga foi remetida.

De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), foram realizadas nove apreensões de droga desde janeiro de 2021 no Porto de Paranaguá, totalizando 1.255 kg de cocaína apreendidos.

Veja abaixo a entrevista coletiva do Delegado da Polícia Federal:




A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.