Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 23 de junho de 2021

0

800 KG DE COCAÍNA EM POLPA DE ABACAXI DO BRASIL SÃO APREENDIDOS NA ESPANHA


Dois empresários importadores da carga foram detidos

Polícia Nacional e a Agência Tributária da Espanha apreenderam em operação conjunta, 800 kg de cocaína que estavam escondidos em uma carga de 14,4 mil kg de polpa de abacaxi congelado do Brasil.

Na operação, realizada em 14 de junho, foram presos dois empresários importadores de frutas e outros produtos da América do Sul.

Segundo as autoridades, a droga foi escondida em polpas congeladas de abacaxi após passar por um complexo processo químico que a tornou praticamente indetectável pelos controles alfandegários.

O destino final da cocaína era um laboratório clandestino localizado em uma vila no município de Robledo de Chavela, na região de Madri, onde os agentes finalmente apreenderam a droga e realizaram as prisões.

Investigações

As investigações começaram em 2018, quando, por meio de canais internacionais de colaboração policial, as autoridades espanholas tomaram conhecimento de uma operação entre a Polícia Nacional da Colômbia e a Alfândega dos Estados Unidos.

Essa operação terminou com a apreensão na cidade colombiana de Cartagena de 216 kg de cocaína escondidos em sacos de café para serem transportados para a Espanha em um contêiner.

Durante a investigação verificou-se que a forma de atuação dos responsáveis pelo embarque consistia em utilizar uma rede empresarial voltada para a importação e comercialização de sucos, bebidas, café e frutas com aparência de legalidade para o transporte das drogas em contêineres marítimos de diferentes países da América do Sul.

Desta forma, os investigadores espanhóis centraram sua atenção em um contêiner chegado ao Porto de Valência, no leste do país, e importado por uma das empresas investigadas. Em um dos 20 paletes, a cocaína misturada estava misturada à fruta.

Os agentes realizaram ainda três buscas domiciliares nas quais prenderam os dois empresários, dos quais apreenderam 10.000 euros (cerca de R$ 62.000) em dinheiro e dois veículos que haviam adquirido recentemente.

Nos últimos meses de março e maio foram apreendidos 1.397 kg de cocaína em duas operações no Porto de Bilbao, no norte da Espanha, que estavam escondidos em contêineres da América do Sul e teriam atingido um valor no mercado ilícito de mais de 86 milhões de euros (quase R$ 535 milhões).



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.