Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

0

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA É INSTALADA EM PARANAGUÁ

 

O colegiado é formado por órgãos e instituições federais, estaduais e municipais

O planejamento da Secretaria da Segurança Pública do Paraná para proporcionar uma gestão inteligente para os municípios do Estado deu mais um passo no dia 3 de dezembro, com a instalação do Gabinete de Gestão Integrada do Litoral (GGI/Litoral), sediado na Delegacia Cidadã de Paranaguá.

O colegiado é formado por órgãos e instituições federais, estaduais e municipais e vai trabalhar na prevenção de crimes e na criação de ações que melhorem a segurança da população que vive nos sete municípios litorâneos.

A instalação do GGI/Litoral ocorreu no auditório da empresa Portos do Paraná, que administra o Porto de Paranaguá, e contou com uma comitiva do Gabinete de Segurança Nacional da Presidência da República (GSI/PR), que veio ao Paraná esta semana para tratar do Programa de Proteção Integrada das Fronteiras (PPIF), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ/SP).

Prestigiaram o evento os prefeitos de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho; de Morretes, Sebastião Brindarolli; de Antonina, Zé Paulo; o Coordenador do Centro Integrado de Inteligência do Sul (CIISP-Sul), coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago; o presidente da Administração dos Portos de Antonina e Paranaguá, Luiz Fernando Garcia da Silva; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira; o coordenador do Arco Sul do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel Éveron César Puchetti Ferreira; a oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Lívia Isabele Mayer Blaskevicz; o superitendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Gaioski; a Superintendente Regional da Receita Federal no Paraná, Claudia Regina Leão do Nascimento Thomaz; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, inspetor Antônio Paim de Abreu Júnior; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gelson Marcelo Jahnke; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o comandante da Guarda Portuária, major Cesar Kamakawa; o coordenador do Conselhos Comunitários de Segurança Pública, coronel Chehade Elias Geha; o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra André Luiz Morais de Vasconcelos; o deputado estadual Galo; além de outras autoridades.

O secretário-executivo do Gabinete de Segurança Nacional da Presidência da República (GSI/PR), general Carlos José Russo Assumpção Penteado, destacou o protagonismo do Paraná com ações inteligentes para combater a criminalidade e a preocupação em fortalecer a integração entre as instituições para maximizar resultados.

“Presenciamos um momento muito feliz com a inauguração deste Gabinete de Gestão Integrada, que teve origem no modelo que já adotamos no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. Nós sabemos que as regiões portuárias acabaram tornando-se foco de alguns tipos de crimes, portanto, a integração é essencial”, explicou.

O GGI é um programa do Governo Federal que parte do conceito de Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). A premissa é a atuação coordenada e concentrada dos órgãos de segurança pública a fim de obter resultados mais eficientes tanto na prevenção à criminalidade quanto no desenvolvimento de ações de combate ao crime organizado.

Pronasci

O Gabinete também é uma das ações que compõe o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Secretaria Municipal de Segurança, Comandante da Guarda Civil Municipal, Superintendente Municipal de Trânsito, Delegacia de Polícia Civil, Batalhão da Polícia Militar, Grupamento do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Justiça da Vara Criminal, Delegacia de Polícia Federal, Guarda Portuária, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal serão os órgãos que vão contar com representantes no Gabinete.


Também estão autorizados representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Urbanismo, Serviços Urbanos, Saúde, Obras Públicas, Cultura e Turismo como convidados em ações sociais preventivas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.