Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

0

PORTO DE RIO GRANDE REALIZA SIMULADO DE EMERGÊNCIA


Portos RS e empresas do Distrito Industrial testam tempo de resposta das equipes de emergência

O Plano de Área do Porto de Rio Grande (PAPORG) é atualmente composto por 11 Terminais Portuários e empresas que atuam como apoio à operação portuária, além da participação dos órgãos de fiscalização e controle, como O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). Este importante instrumento de gestão, corresponde à junção dos Planos de Emergência Individual (PEI) dos terminais privados e demais empreendimentos do Porto Organizado.

O PAPORG conta com um cronograma de treinamentos e simulados estabelecido, com o objetivo de qualificar os processos de resposta a emergências. Nesse sentido, a base de emergência da empresa Portos RS realizou na última semana, no Porto do Rio Grande, um exercício simulado do PEI da instalação, com o objetivo de testar o tempo resposta de mobilização dos equipamentos para atendimento de um caso real de vazamento de óleo.

Durante a simulação foi possível acompanhar o tempo necessário para o deslocamento das equipes e dos materiais desde a base até o ponto indicado para a realização da atividade. Na ocasião também foi possível testar equipamentos como bomba de sucção, encaixes de mangotes, tanques de armazenagem de material, entre outros.

As equipes envolvidas no treinamento também debateram sobre as ações de proteção de áreas sensíveis, como os marismas, existentes na margem leste da Ilha do Terrapleno. O local está posicionado próximo da área de operação do Porto, o que também demanda uma preocupação com a mitigação de possíveis impactos.

Desde a informação do suposto vazamento, mobilização de pessoal e equipamentos e o deslocamento para atuação, foram contabilizados 18 minutos, tempo considerado satisfatório para o atendimento de uma emergência. Os meios empregados no exercício são todos aqueles necessários e previstos no Plano de Emergência Individual (PEI) da Autoridade Portuária.

De forma simultânea, as demais empresas instaladas no distrito industrial realizaram um simulado de atendimento de emergência, com o objetivo de testar as equipes para atuação em caso de múltiplos incidentes. Para fechamento da atividade, cada Instalação Portuária apresentou, em reunião virtual na quinta feira (01/09), o resultado do exercício simulado, com o preenchimento dos formulários e demais orientações de avaliação, propostas pelo IBAMA.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.