Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

OPERAÇÃO CONJUNTA DA GUARDA PORTUÁRIA E POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM APONTADO COMO INTEGRANTE DO COMANDO VERMELHO

  Ele tinha um mandado de prisão preventiva pelo crime de associação para o tráfico de drogas Na noite da sexta-feira (26/01), a Guarda Po...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 1 de novembro de 2022

0

CONPORTOS PROMOVE VISITA A PORTOS DO ESPÍRITO SANTO

 

Durante a visita, membros das Cesportos do país e os Supervisores de Segurança Portuária dos terminais do estado, se reuniram a fim de discutirem segurança portuária

No período de 25 a 26 de outubro de 2022, o Serviço de Segurança Portuária (CONPORTOS/DIREX/PF) promoveu uma visita à unidade de segurança do Porto de Tubarão e ao Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS - Vessel Traffic Management Information System), da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

A breve análise das funcionalidades do VTMIS e a percepção de sua importância para a infraestrutura portuária são suficientes para superar a perspectiva de que esses projetos dizem respeito apenas ao órgão policial, na medida em que há diversas externalidades positivas decorrentes da implantação do controle de tráfego das embarcações no âmbito dos portos públicos, inclusive no tocante à cobrança de tarifas pela Autoridade Portuária.

Nesse contexto, a Conportos, responsável pelas inspeções dos terminais e a concessões dos certificados seguindo o Código ISPS (ISPS Code), instituído pela Organização Marítima Internacional (IMO), tem participado de diversas iniciativas para apoiar as ações do Ministério da Infraestrutura e das Autoridades Portuárias e conferir caráter prioritário aos projetos já elaborados para implantação das soluções tecnológicas mencionadas, adequadas ao perfil e estrutura dos complexos portuários, estabelecendo um cronograma de ações e acompanhando sua implementação.

Durante a visita, membros das Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) de diversos estados do país e os Supervisores de Segurança Portuária dos terminais do estado do Espírito Santo, se reuniram a fim de discutirem assuntos pertinentes à segurança portuária e boas práticas de proteção aos complexos portuários.

“Uma grande alegria para a Polícia Federal (PF) no Espírito Santo receber colegas, órgãos parceiros e integrantes da comunidade portuária de vários locais do país para a realização de visitas técnicas e de reuniões de trabalho. Como Superintendente me sinto honrado por sediar este evento que certamente contribuirá para garantir mais segurança aos portos brasileiros”, disse o Delegado Eugênio Ricas.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.