Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

OPERAÇÃO CONJUNTA DA GUARDA PORTUÁRIA E POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM APONTADO COMO INTEGRANTE DO COMANDO VERMELHO

  Ele tinha um mandado de prisão preventiva pelo crime de associação para o tráfico de drogas Na noite da sexta-feira (26/01), a Guarda Po...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

0

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS ENTREGA REFORMA DA PONTE DE INSPEÇÃO NAVAL

 

O local há muitos anos é utilizado pela Guarda Portuária (GPort) para a base das embarcações do seu patrulhamento marítimo

A Autoridade Portuária de Santos (APS) reinaugurou na manhã da última segunda-feira (28), com presença de autoridades do Município e do Governo Federal, a Ponte de Inspeção Naval (PIN).

O espaço foi cedido à APS pela Marinha o para abrigar o futuro Centro de Controle de Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (em inglês, VTMIS - Vessel Traffic Management Information System) do complexo portuário santista.

Foto: Isabela Carrari/PMS

Localizado na Avenida Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, na entrada do Canal do Estuário, acesso ao Porto de Santos, há muitos anos é utilizado pela Guarda Portuária (GPort) para a base das embarcações do seu patrulhamento marítimo.

Foto: Daniel Gois /AT

A entrega da reforma do local contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. As obras foram executadas pela própria APS, com a última fase tendo início em 27 de julho.

“A ponte vai aprimorar o trabalho da Guarda Portuária, que terá à disposição uma lancha para ocorrências marítimas, e servirá como base para o Centro de Controle de Operações do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês)”, falou o ministro.

Foto: Daniel Gois /AT

De acordo com França, o local também será utilizado para encontros com autoridades e executivos estrangeiros. Para isso, foi construída uma sala de reunião com vista para o mar. “A intenção é de que a ponte também seja um local turístico e receba a realização de cursos na área portuária”, disse França.

VTMIS

Após receber o local da Marinha, em dois de dezembro de 2014 assinou com a empresa Engeterpa Construções e Participações Ltda. O contrato para execução das obras de reforma e ampliação das instalações da antiga Ponte de Inspeção Naval, para abrigar o Centro de Controle do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações, o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS).

O contrato foi publicado do Diário Oficial da União, com recursos de R$ 1,116 milhão da própria Codesp (antigo nome da APS), com prazo de oito meses para ficar pronto.

Operadores de VTMIS

A Autoridade Portuária realizou concurso público para a contratação de controladores de tráfico. Em 2018 promoveu o treinamento da equipe de controladores, no Centro de Simulação Aquaviária (CSA), no Rio de Janeiro.

Posteriormente, após a empresa desistir de implantar o VTMIS, esses controladores foram demitidos. De acordo com o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o espaço era usado para abrigar uma base avançada da GPort.

Foto: Divulgação/APS

Antes da reforma, segundo Pomini, o local não tinha condições de receber o Centro de Controle, conhecido também como VTMIS (sigla para Vessel Traffic Management Information System, em inglês).

Segundo a APS, a diretoria de Operações está tomando as providências necessárias para que o VTMIS se torne realidade. O centro será responsável pela implantação do sistema de gerenciamento do tráfego de navios no cais.

Haverá quatro torres de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos, permitindo completa visão do Porto. A área de varredura do sistema de monitoramento abrangerá as regiões de fundeio até o Terminal da Usiminas.

Em cada torre haverá um radar, uma câmera inteligente e um transponder para a coleta de dados das embarcações. Além de poderem fazer com que os navios aproveitem mais a capacidade de carga, os equipamentos permitirão que a APS ofereça mais segurança e eficiência aos operadores e armadores.

Ainda de acordo com a APS, o VTMIS também irá auxiliar no controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência. Os dados de uma estação meteorológica e um marégrafo irão orientar os navios a estimar, de forma mais precisa, a profundidade de cada berço do cais para o momento da atracação.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.