Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

0

RECEITA FEDERAL APREENDE 766 KG DE COCAÍNA NO PORTO DE NAVEGANTES

 

A cocaína estava oculta em meio a uma carga de esmalte cerâmico

A Receita Federal do Brasil (RFB) realizou na manhã da última quinta-feira (09), a apreensão de 766 kg de cocaína em dois contêineres, no terminal da Portonave, localizado no Porto de Navegantes, no Litoral Norte do estado de Santa Catarina.

A cocaína estava oculta em meio a uma carga de esmalte cerâmico. É a maior quantidade de cocaína apreendida em 2023 pela RFB em Santa Catarina. Estima-se que o valor da droga no Brasil é de cerca de US$ 7,6 milhões, com este valor podendo até triplicar no exterior.

Os contêineres foram selecionados para fiscalização por critérios de risco e submetidos à inspeção do scanner da RFB, que indicou a presença dos tabletes de cocaína em meio à carga de esmalte cerâmico.

A análise de risco é baseada em uma série de fatores, como origem e destino do navio, tipo de mercadoria, importadores, exportadores e transportadores envolvidos.

Segundo o órgão, é impossível abrir todos os contêineres que chegam ou saem dos portos, pois isso inviabilizaria o comércio exterior, no entanto, todos os contêineres destinados à exportação passem pelo scanner.

De acordo com o delegado do órgão em Itajaí, Marcus Vinicius Nali Simioni Filho, o uso do scanner permitiu perceber a diferença de densidade entre o pó da cocaína e o pó do esmalte cerâmico, indicando em quais contêineres havia droga escondida.








O entorpecente foi encaminhado para a sede da Polícia Federal (PF), que compareceu ao local para acompanhar a retirada da droga e a realização de pericia. Agora este órgão continuará com as investigações para identificar os envolvidos.


Scanner

Desde o início desse mês todas as cargas movimentadas nos portos de Navegantes e Itajaí passem pela fiscalização do scanner. Antes, apenas contêineres enviados à África do Sul e Europa passavam pelo procedimento.

4 Apreensão

Esta é a quarta apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no Porto de Navegantes em 2023, totalizando 1.544 kg de cocaína. Este ano já foram apreendidos em operações da Receita Federal em Santa Catarina, aproximadamente 1.978 kg da droga.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.