Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

0

PF E MARINHA INTERCEPTAM EMBARCAÇÃO NA COSTA DE PERNAMBUCO COM 3,6 TONELADAS DE COCAÍNA


Após a interceptação, o navio foi escoltado para o Porto de Recife

Na tarde de terça-feira da semana passada (19/09), uma embarcação carregada de drogas foi abordada pela Polícia Federal (PF) e pela Marinha do Brasil (MB), no mar territorial do Estado de Pernambuco. Após a interceptação, o navio foi escoltado para o Porto de Recife.

De acordo com a PF, estima-se que essa seja a maior apreensão de entorpecentes registrada em alto-mar brasileiro e valem R$ 108 milhões.

Abordagem

Segundo a MB, a ação, que fez parte da operação "Ágata Nordeste", ocorreu a uma distância de 18 milhas náuticas do Recife, o que equivale a, aproximadamente, 33 quilômetros.


A instituição informou que agentes da PF embarcaram num navio-patrulha de 500 toneladas, que partiu de Natal em direção à costa pernambucana, e abordaram a embarcação “PALMARES 1”,  localizando 3,6 toneladas de cocaína em compartimentos no seu interior.

A droga, foi encaminhada para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco.

Embarcação saiu do Porto de Itajaí

Em entrevista coletiva, no Recife, o delegado Márcio Tenório afirmou que a embarcação saiu do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, e seguiria para a África.

Ainda segundo a PF, o navio chamou a atenção quando estava sendo reformado, sem nenhum vínculo com alguma empresa ou prestadora de serviço.

Márcio Tenório disse, ainda, que houve colaboração de vários setores da PF para detectar o tráfico internacional e interceptar o navio.

"Os trabalhos decorrem de uma investigação em diversos estados da Federação e pelo que se tem conhecimento em relação às rotas, era muito óbvio que a partir da costa pernambucana a embarcação seguisse para a África. Então, achou-se oportuno que a abordagem já fosse feita enquanto a embarcação passava aqui na costa do estado", disse Tenório.

Na embarcação havia cinco tripulantes e ainda de acordo com as investigações, cada um receberia R$ 20 mil.

Tráfico Internacional

Segundo a PF, os cinco tripulantes brasileiros, que conduziam a embarcação, cuja carga estimada é de 3,6 toneladas de cocaína, são brasileiros. Eles foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. A pena para esses crimes pode chegar a 35 anos de prisão.

Veja abaixo o vídeo divulgado pela Marinha do Brasil:





A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES