Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 4 de junho de 2024

0

PORTO DO ITAQUI REALIZA EXERCÍCIO SIMULADO DE EMERGÊNCIA


O evento, inédito em abrangência e participação, envolveu cerca de 28 empresas do complexo portuário e diversos órgãos públicos

Na última terça-feira (28), o Porto do Itaqui, no Maranhão, protagonizou o maior Exercício Simulado de Emergência já realizado em portos brasileiros.

O evento, inédito em abrangência e participação, envolveu cerca de 28 empresas do complexo portuário e diversos órgãos públicos, incluindo SAMU, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil Estadual e Capitania dos Portos.

Foto: Divulgação

O simulado aconteceu das 9h às 12h no Pátio de Carretas do Porto do Itaqui. Participaram aproximadamente 1.500 pessoas, entre funcionários das empresas do complexo e membros dos órgãos públicos mencionados.

Foto: Divulgação

O exercício simulou um acidente envolvendo um navio que colidiu com o cais devido a uma forte correnteza, resultando em uma explosão e incêndio nos berços 106 e 108.

As ações realizadas incluíram evacuação total dos ocupantes para o Pátio de Regulação de Carretas (PRC), além de combate a incêndios utilizando rebocadores, lanchas e viaturas de resgate. Houve ainda o Resgate de vítimas no mar e em terra, incluindo o uso de helicóptero do CTA.

Foto: Divulgação

Hibernon Marinho, diretor de operações do Porto do Itaqui, destacou: "É nossa obrigação, como porto, garantir a saúde e segurança do trabalhador portuário. Anualmente, executamos alguns simulados para que, numa situação de crise, saibamos exatamente o que fazer".

Ele acrescentou que o exercício incluía observadores ao longo de toda a área, monitorando o cumprimento de todas as etapas necessárias para evacuar o porto e retirar todos em segurança, preparando-os para agir corretamente em casos de acidentes graves.

Os principais objetivos do exercício foram orientar todos os ocupantes do porto sobre os procedimentos de emergência, além de criar um cenário realista para treino de evacuação e combate a incêndios, testando a eficiência do Plano de Ajuda Mútua (PAM), do Porto do Itaqui, que coordena ações emergenciais entre empresas parceiras e órgãos públicos.

Foto: Divulgação

O simulado representou um marco na preparação e coordenação de emergências portuárias no Brasil. Euzébio Filho, coordenador de Resposta e Emergência, afirmou: "foi o primeiro simulado utilizando toda a força que o Itaqui possui, trazendo todas as pessoas para um ponto de encontro na área de segurança. Várias pessoas nunca haviam sido treinadas; orientá-las e ensiná-las foi crucial".

Sobre o PAM

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto do Itaqui é uma iniciativa que fornece diretrizes básicas para emergências nas áreas comuns do porto. Facilita a troca de informações entre as empresas arrendatárias e parceiras, permitindo uma resposta rápida e eficiente a situações de emergência. O plano também orienta ações de emergência em casos de ocorrências anormais, assegurando a rápida normalização dos serviços.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.