Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

0

PORTO DE SÃO SEBASTIÃO REALIZA SIMULADO DE VAZAMENTO DE ÓLEO

A atividade, que contou a participação da Guarda Portuária (GPort), teve como objetivo otimizar o atendimento e o fluxo das ações integradas

A Companhia Docas de São Sebastião realizou na última quinta-feira (05/10), das 9h às 12h, no atracadouro da travessia de balsas de São Sebastião, o 4º Exercício Prático do Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião  (PAPOSS) para acidentes envolvendo derramamento de óleo no mar.

A atividade, que contou a participação da Guarda Portuária (GPort), teve como objetivo otimizar o atendimento e o fluxo das ações integradas entre as instalações que compõem o plano (DH, CDSS e Transpetro Tebar) com os órgãos ambientais e as autoridades marítima e portuária.


O treinamento ocorre anualmente e visa ampliar a eficácia das equipes envolvidas nas ações de contenção, mobilização de recursos humanos e materiais e controle da emergência em eventuais casos de derrame de óleo de embarcações no mar.

Durante o simulado houve a movimentação de embarcações e uso de barreiras de contenção nas imediações do porto, na área de atracação e no canal de São Sebastião. O sistema de travessias São Sebastião/Ilhabela, operado pela Dersa, funcionou normalmente.

A ação simulou que o catamarã da DH Travessia colidiu, tendo um homem ao mar. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate. Posterior a isso o óleo veio a vazar ao mar e a Companhia Docas entrou com a proteção, acionando todos os recursos.

O exercício contemplou procedimentos adotados pela Companhia e empresas que atuam na área, considerando as ações de contenção e recolhimento de óleo, proteção das áreas sensíveis, assim como o plano de comunicação, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência.

O Porto de São Sebastião é o primeiro do país a implantar um Plano de Área aprovado pelo órgão ambiental, o qual reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com vazamento de óleo na área do Porto Organizado. O documento consolida os Planos de Emergências Individuais (PEIs) do Porto de São Sebastião, do Terminal Aquaviário da Transpetro, do Sistema de Travessia São Sebastião/Ilhabela e da Marina Igararece com procedimentos conjuntos para solucionar possíveis emergências.

Participantes

Participaram da atividade representantes do Ibama, Cetesb, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, DERSA, Transpetro e da equipe do Centro de Atendimento a Emergência (Ceate) do Porto de São Sebastião. As secretarias municipais de Meio Ambiente e as Defesas Civis de São Sebastião e Ilhabela também foram acionadas.

O simulado contou com a presença do subsecretário de Logística e Transportes da Semil, Denis Gerage Amorim; do diretor técnico do DH, Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr; do diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio; do diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Adriano Queiroz; do gerente da Agência Ambiental de São Sebastião, Antonio Rivas Galindo Junior; além de representantes da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, da Defesa Civil Municipal, do Grupo de Bombeiros Náuticos (GBNáutico) e das Prefeituras de São Sebastião e Ilhabela.

Na sequência, às 14 horas, o subsecretário de Logística e Transportes e o diretor Técnico do DH entregaram os flutuantes da travessia que interliga os municípios de São Sebastião e Ilhabela. Com investimento total de R$ 13,8 milhões, as estruturas passaram por reforma geral e visam proporcionar segurança e conforto aos usuários das balsas. A cerimônia ocorrerá no ponto de embarque, em Ilhabela.

Veja abaixo um vídeo do simulado:



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES