Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 14 de maio de 2025

0

GUARDA PORTUÁRIA PARTICIPA DE CURSO PARA MISSÕES DE PAZ DA ONU


O curso E-Qte-OpPaz Fem, promovido pela Marinha do Brasil, prepara civis e militares para atuação em missões de paz da Organização das Nações Unidas

A integrante da Guarda Portuária (GPort), da Autoridade Portuária do Porto do Rio de Janeiro, Sílvia Regina Chaves Alves, participou do curso E-Qte-OpPaz Fem (Estágio de Operações de Paz para Mulheres), promovido pela Marinha do Brasil (MB).

Ela foi a primeira mulher da Guarda Portuária do Brasil a integrar essa capacitação, que prepara civis e militares para atuação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O curso teve início no dia 28 de abril, na modalidade Ensino à Distância (EAD). Já o estágio prático começou no 5 de maio, no Complexo dos Fuzileiros Navais, e foi até o dia 9. Sílvia participou da formação ao lado de representantes de outras instituições civis e militares, ampliando os horizontes de sua atuação profissional.

A participação de Sílvia Chaves representa um marco inédito e de grande relevância para a Guarda Portuária e para o setor portuário nacional, simbolizando o reconhecimento de sua trajetória profissional e a valorização da presença feminina em áreas estratégicas da segurança pública.

“Quando recebi o convite, fiquei apreensiva, mas entendi logo que era uma oportunidade única. Me senti orgulhosa por estar abrindo caminho para que outras guardas portuárias também possam chegar lá. Durante o curso, percebi a importância da participação feminina em missões de paz — ainda somos minoria, mas isso está mudando. Espero aprender o máximo e, quem sabe, seguir me preparando para representar o Brasil em uma missão da ONU”, contou Sílvia.

“Estamos muito orgulhosos de contar com a Sílvia em nosso quadro e celebramos esse momento com grande entusiasmo. Sua participação nesse curso da Marinha do Brasil simboliza um avanço importante na presença feminina em espaços tradicionalmente ocupados por homens. Para nós, é motivo de honra e também reafirma o compromisso da PortosRio-Autoridade Portuária com a equidade, o respeito à diversidade e a valorização dos nossos profissionais. Parabenizamos a Sílvia por essa conquista pioneira”, destacou o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES