Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

domingo, 27 de julho de 2025

0

URÂNIO ENRIQUECIDO É DESEMBARCADO NO PORTO DO RIO DE JANEIRO


Material para confecção de elementos combustíveis para recarga de Angra 2 foi transportado sob escolta, para a Fábrica de Combustível Nuclear

Na última terça-feira (22) foi recebido no Porto do Rio de Janeiro e transportado sob escolta, para a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende, 388 varetas de U-Gadolínio, com pastilhas enriquecidas a 2,90% e 4,25% de U-235, para confecção de elementos combustíveis para a 21ª Recarga de Angra 2, oriundas de Rotterdan na Holanda.

A descarga das varetas, fabricado na empresa Framatome, na Alemanha, acondicionadas em um contêiner, foi acompanhado pela INB - A Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Transporte

O transporte foi realizado inteiramente pela INB, seguindo à risca os protocolos estabelecidos nos planos previamente aprovados pelos órgãos reguladores e de fiscalização, com foco na proteção da carga, da população e do meio ambiente.

SIPRON

A complexidade da operação demandou articulação entre diversas instituições de segurança e defesa, sob a coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR). Também participaram da ação a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Ministério da Defesa (MD), a Guarda Portuária (GPort) e o Centro Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (Cenagen), entre outros órgãos.

Varetas - Urânio enriquecido e Gadolínio

As varetas transportadas são compostas por urânio enriquecido e gadolínio, um elemento absorvedor de nêutrons fundamental para o controle da reação de fissão nuclear dentro dos reatores.

Utilização

As varetas de gadolínio são utilizadas solução técnica para gerenciar a reatividade inicial dos reatores, promover a queima progressiva dos elementos e melhorar a distribuição da potência ao longo do núcleo, das usinas de Angra 1 e Angra 2, da Eletronuclear. Além disso, a presença do gadolínio nos combustíveis permite o prolongamento da vida útil dos elementos, favorecendo o desempenho energético das unidades geradoras.

Recarga

A recarga é uma etapa planejada e fundamental para o funcionamento das usinas nucleares. Em Angra 2, o processo ocorre a cada 14 meses, quando aproximadamente um terço dos elementos combustíveis do reator é substituído. Cada elemento permanece em operação por três ciclos, assegurando eficiência energética, segurança nas operações e continuidade na geração de energia limpa e estável.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES