Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

0

FORÇAS ARMADAS AVALIAM AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO PORTO DE OUTEIRO PARA A COP 30

Comando Operacional Conjunto Marajoara, conduzido pela Marinha do Brasil, avalia o emprego de militares no reforço da segurança 

O Comando Operacional Conjunto Marajoara — estrutura integrada por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, responsável pela coordenação das ações de defesa e segurança durante a COP 30 — realizou, no dia 22 de julho, uma vistoria técnica no Terminal Portuário de Outeiro, em Belém (PA), com foco nos aspectos logísticos e de segurança da instalação.

O terminal será o ponto de atracação de dois navios de cruzeiro — o MSC Seaview e o Costa Diadema — contratados pelo Governo Federal para hospedar até seis mil pessoas durante a Conferência das Partes, programada para novembro.

A ação foi conduzida por uma comitiva da Marinha do Brasil (MB), composta por militares dos setores de inteligência, operações, logística, tráfego aquaviário e operações terrestres.

O grupo inspecionou as obras em andamento no local, que incluem a duplicação do píer, instalação de novos dolfins de atracação, recuperação de cercas e barreiras físicas (ofendículos), além da construção de dois galpões destinados à recepção e desembarque dos hóspedes.

Durante a visita, também foram avaliadas as condições da Ponte Governador Enéias Pinheiro, na Estrada de Outeiro, e também as obras da nova ponte estaiada sobre o Furo do Maguari — com 414 metros de extensão —, sob a ótica da mobilidade estratégica necessária ao deslocamento dos hóspedes entre o terminal e outros pontos de interesse.

A nova ponte, em fase final de construção, está localizada a cerca de 1 km do pórtico de acesso ao terminal e ligará a Avenida BL-Dez (no distrito de Outeiro) à Rua Dois de Dezembro (em Icoaraci), reforçando significativamente o fluxo viário na região.

Com a conclusão da obra, o percurso entre o terminal e o Parque da Cidade — local que concentrará a maior parte das atividades da COP 30 — terá cerca de 18 km e poderá ser percorrido em aproximadamente 30 minutos por transporte coletivo.

O reconhecimento técnico contou com o apoio da Guarda Portuária (GPort), da Companhia Docas do Pará (CDP), que forneceu informações essenciais para o planejamento das ações de segurança e logística. A participação da Autoridade Portuária tem sido estratégica no alinhamento das capacidades operacionais com as peculiaridades da área portuária.

As atividades de vistoria e coordenação tiveram continuidade nas semanas subsequentes, com a realização de reuniões interagenciais voltadas ao preenchimento de eventuais lacunas no planejamento. O objetivo é garantir a plena integração entre os órgãos envolvidos e assegurar um ambiente seguro e eficiente para a realização da COP 30.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES