Comando Operacional Conjunto Marajoara, conduzido pela
Marinha do Brasil, avalia o emprego de militares no reforço da segurança
O Comando Operacional Conjunto Marajoara — estrutura integrada por
militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea
Brasileira, responsável pela coordenação das ações de defesa e segurança
durante a COP 30 — realizou, no dia 22 de julho, uma vistoria técnica no
Terminal Portuário de Outeiro, em Belém (PA), com foco nos aspectos logísticos
e de segurança da instalação.
O terminal será o ponto de atracação de dois navios de cruzeiro — o MSC
Seaview e o Costa Diadema — contratados pelo Governo Federal para hospedar até
seis mil pessoas durante a Conferência das Partes, programada para novembro.
A ação foi conduzida por uma comitiva da Marinha do Brasil (MB), composta
por militares dos setores de inteligência, operações, logística, tráfego
aquaviário e operações terrestres.
O grupo inspecionou as obras em andamento no local, que incluem a
duplicação do píer, instalação de novos dolfins de atracação, recuperação de
cercas e barreiras físicas (ofendículos), além da construção de dois galpões
destinados à recepção e desembarque dos hóspedes.
Durante a visita, também foram avaliadas as condições da Ponte Governador
Enéias Pinheiro, na Estrada de Outeiro, e também as obras da nova ponte
estaiada sobre o Furo do Maguari — com 414 metros de extensão —, sob a ótica da
mobilidade estratégica necessária ao deslocamento dos hóspedes entre o terminal
e outros pontos de interesse.
A nova ponte, em fase final de construção, está localizada a cerca de 1
km do pórtico de acesso ao terminal e ligará a Avenida BL-Dez (no distrito de
Outeiro) à Rua Dois de Dezembro (em Icoaraci), reforçando significativamente o
fluxo viário na região.
Com a conclusão da obra, o percurso entre o terminal e o Parque da Cidade
— local que concentrará a maior parte das atividades da COP 30 — terá cerca de
18 km e poderá ser percorrido em aproximadamente 30 minutos por transporte
coletivo.
O reconhecimento técnico contou com o apoio da Guarda Portuária (GPort), da Companhia Docas do Pará
(CDP), que forneceu informações essenciais para o planejamento das ações de
segurança e logística. A participação da Autoridade Portuária tem sido
estratégica no alinhamento das capacidades operacionais com as peculiaridades
da área portuária.
As atividades de vistoria e coordenação tiveram continuidade nas semanas
subsequentes, com a realização de reuniões interagenciais voltadas ao
preenchimento de eventuais lacunas no planejamento. O objetivo é garantir a
plena integração entre os órgãos envolvidos e assegurar um ambiente seguro e
eficiente para a realização da COP 30.
A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.