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quinta-feira, 7 de agosto de 2025

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FORÇAS ARMADAS AVALIAM AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DO PORTO DE OUTEIRO PARA A COP 30

Comando Operacional Conjunto Marajoara, conduzido pela Marinha do Brasil, avalia o emprego de militares no reforço da segurança 

O Comando Operacional Conjunto Marajoara — estrutura integrada por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, responsável pela coordenação das ações de defesa e segurança durante a COP 30 — realizou, no dia 22 de julho, uma vistoria técnica no Terminal Portuário de Outeiro, em Belém (PA), com foco nos aspectos logísticos e de segurança da instalação.

O terminal será o ponto de atracação de dois navios de cruzeiro — o MSC Seaview e o Costa Diadema — contratados pelo Governo Federal para hospedar até seis mil pessoas durante a Conferência das Partes, programada para novembro.

A ação foi conduzida por uma comitiva da Marinha do Brasil (MB), composta por militares dos setores de inteligência, operações, logística, tráfego aquaviário e operações terrestres.

O grupo inspecionou as obras em andamento no local, que incluem a duplicação do píer, instalação de novos dolfins de atracação, recuperação de cercas e barreiras físicas (ofendículos), além da construção de dois galpões destinados à recepção e desembarque dos hóspedes.

Durante a visita, também foram avaliadas as condições da Ponte Governador Enéias Pinheiro, na Estrada de Outeiro, e também as obras da nova ponte estaiada sobre o Furo do Maguari — com 414 metros de extensão —, sob a ótica da mobilidade estratégica necessária ao deslocamento dos hóspedes entre o terminal e outros pontos de interesse.

A nova ponte, em fase final de construção, está localizada a cerca de 1 km do pórtico de acesso ao terminal e ligará a Avenida BL-Dez (no distrito de Outeiro) à Rua Dois de Dezembro (em Icoaraci), reforçando significativamente o fluxo viário na região.

Com a conclusão da obra, o percurso entre o terminal e o Parque da Cidade — local que concentrará a maior parte das atividades da COP 30 — terá cerca de 18 km e poderá ser percorrido em aproximadamente 30 minutos por transporte coletivo.

O reconhecimento técnico contou com o apoio da Guarda Portuária (GPort), da Companhia Docas do Pará (CDP), que forneceu informações essenciais para o planejamento das ações de segurança e logística. A participação da Autoridade Portuária tem sido estratégica no alinhamento das capacidades operacionais com as peculiaridades da área portuária.

As atividades de vistoria e coordenação tiveram continuidade nas semanas subsequentes, com a realização de reuniões interagenciais voltadas ao preenchimento de eventuais lacunas no planejamento. O objetivo é garantir a plena integração entre os órgãos envolvidos e assegurar um ambiente seguro e eficiente para a realização da COP 30.


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