Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

terça-feira, 28 de outubro de 2025

0

EMPRESA DENUNCIA FALHA DE SEGURANÇA E PARALISAÇÃO NO PORTO DE MACEIÓ


Administração portuária afirma que impasse é pontual e envolve disputa trabalhista

A empresa Macelog Maceió Logística & Serviços Portuários Eireli comunicou oficialmente à Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) uma falha de segurança que teria ocorrido no Porto de Maceió, que resultou na invasão e paralisação das atividades no cais comercial desde a manhã do último dia 20 de outubro.

Segundo a Macelog, em comunicado encaminhado na última quarta-feira, 22, à imprensa, o pátio do cais permanece invadido e obstruído, impedindo o tráfego e o funcionamento das operações portuárias, o que vem gerando prejuízos ao setor.

De acordo com a empresa, a ocorrência teria sido provocada pela liberação de acesso a trabalhadores avulsos não escalados, o que configuraria falha nos protocolos de controle e segurança sob responsabilidade da administração portuária.

A Macelog afirma ter notificado a direção do porto nos dias 16 e 20 de outubro, alertando sobre o risco de bloqueio e solicitando medidas preventivas. A Administração do Porto de Maceió (APMC) confirmou que acompanha “de perto” o caso, que classifica como uma paralisação pontual, restrita à operação do navio Spar Pavo, sob responsabilidade da Macelog.

Segundo a APMC, o impasse decorre de uma divergência entre a operadora e o Sindicato dos Estivadores, em razão da escolha da empresa por utilizar mão de obra contratada de forma permanente, em detrimento dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). A administração informa que as demais operações do porto seguem normais e que a categoria dos TPAs possui liminar judicial que garante o direito de paralisação.

Confira nota do Porto

A Administração do Porto de Maceió (APMC) informa que vem acompanhando de perto a situação de paralisação pontual, que afeta exclusivamente a operação do navio Spar Pavo, da operadora portuária Macelog.

O impasse em questão é uma divergência entre a Macelog Operações Portuárias e o Sindicato dos Estivadores, envolvendo a opção da operadora pela utilização de mão de obra exclusiva de empregados com vínculo por prazo indeterminado, em detrimento da mão de obra dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). Esclarece-se que as demais operações do Porto de Maceió seguem sendo realizadas.

A Administração do Porto de Maceió vem atuando de maneira intensiva para a regularidade da questão, mesmo que a situação esteja sendo debatida no âmbito judicial, e que os TPAs possuam liminar que garante o direito paredista da categoria.

Nesse sentido, medidas judiciais e administrativas estão sendo adotadas como forma de promoção do diálogo entre as partes envolvidas, para que cheguem a uma solução viável. A APMC reforça seu compromisso com a legalidade, a imparcialidade e a preservação do Porto, buscando o restabelecimento da normalidade na operação afetada, no menor prazo possível.

Fonte: Jornal Extra


* Esclarecemos que a a publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão ao republicar é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.  O espaço está aberto para a manifestação das pessoas e empresas citadas nesta reportagem.     

Respeitamos  quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros, informando o autor e a fonte, disponibilizando o link da origem da publicação .  Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES