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sexta-feira, 21 de novembro de 2025

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MPOR VAI INVESTIR EM VTMIS PARA AMPLIAR SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO, PROTEÇÃO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA DAS OPERAÇÕES


Ministério vai destinar R$ 380 milhões em tecnologia para monitorar movimentação de navios em tempo real e fornecer informações para a navegação

O Sistema Portuário Brasileiro, com coordenação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), vai destinar R$ 380 milhões para equipar portos estratégicos com tecnologia que permite monitorar todas as embarcações na área portuária e fornecer, em tempo real, as condições de navegabilidade existentes.

O Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) está sendo implantado em Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itaguaí (RJ), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA), que respondem por 56% da movimentação dos portos públicos brasileiros.

“Estamos trazendo para o país o que há de mais avançado em tecnologia portuária, um sistema utilizado nos principais terminais do mundo e que amplia nossa eficiência logística”, explica o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. “Nossos portos estão batendo recordes de movimentação e precisamos constantemente modernizá-los e aumentar sua eficiência”, disse.

“Estamos trazendo para o país o que há de mais avançado em tecnologia portuária, um sistema utilizado nos principais terminais do mundo e que amplia nossa eficiência logística”, acrescentou Silvio Costa Filho

No Porto de Santos, o maior da América Latina, o projeto de implementação do VTMIS já foi licitado e o resultado deve ser conhecido no início de dezembro. “Os investimentos são priorizados de acordo com critérios como intensidade do tráfego marítimo, riscos à navegação e aspectos de segurança pública”, explica o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.

A Autoridade Portuária de Paranaguá deve lançar o edital ainda este ano e será responsável pelo monitoramento e custos por cinco anos. A operação e manutenção do VTMIS irá passar em seguida, para a concessionária que vencer o leilão do canal de acesso ao porto, realizado em outubro. O projeto cobrirá toda a região do Porto de Paranaguá e o Porto de Antonina.

No Porto de Rio Grande, está sendo implantado um sistema similar, o VTS. Além de acompanhar a movimentação de todas as embarcações na área portuária, inclusive com uso de sensor de calor e infravermelho para visão noturna, o equipamento pode oferecer aos navios as condições de vento, maré, corrente marítima e até de salinidade da água, algo fundamental para o Porto de Rio Grande, localizado na Lagoa dos Patos. Quanto mais salinizada a água, maior a capacidade de carga do navio para um mesmo calado.

No Rio de Janeiro, a Autoridade Portuária vem implementando o sistema de VTMIS com o objetivo de modernizar e integrar o monitoramento do tráfego aquaviário. Até o momento, o projeto VTMIS avançou significativamente na Fase 1, com a inauguração do novo Centro de Controle Operacional (CCO) e a instalação de sensores fundamentais. A Fase 2 (VTS), por sua vez, contempla a aquisição de equipamentos, a ativação de estações remotas e a integração de dados. Por fim, a Fase 3 consistirá na implementação total do VTMIS, conforme cronograma estabelecido.

Os Portos de Belém, Santarém e Vila do Conde no Pará, Salvador e Aratu na Bahia, São Francisco do Sul, Imbituba e Itajaí em Santa Catarina, Fortaleza no Ceará e Manaus no Amazonas, encontram-se em etapas de estudos para definição das necessidades técnicas e investimentos.

Segurança

Por fornecer informações amplas sobre a movimentação na área portuária, inclusive com visão noturna, o sistema também é uma ferramenta crucial para a prevenção de ilícitos, como o tráfico de drogas e contrabando. O VTMIS permite a integração de dados com outros órgãos, compartilhando informações de radares, câmeras e sensores capazes de identificar atividades suspeitas.

Atualmente, o VTMIS integra as iniciativas de Inteligência Logística Portuária, desenvolvidas pelo Governo Federal, ao lado de outros sistemas como o VTS (Vessel Traffic Services) e o LPS (Local Port Service). Esses recursos posicionam o Brasil em sintonia com os principais portos globais, ampliando a segurança da navegação, a proteção ambiental e a eficiência logística.


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