Mas a maior ameaça de segurança em 2025 não vem mais de um
barco pirata ou de um acesso não autorizado pelo portão
Sempre falamos em
segurança física, controle de acesso e planos de proteção. Essa é a essência do
Código ISPS (Código Internacional para a Segurança de Navios e Instalações
Portuárias), nascido para combater ameaças terroristas físicas.
Mas a maior ameaça
de segurança em 2025 não vem mais de um barco pirata ou de um acesso não
autorizado pelo portão. Ela vem de um link malicioso, um e-mail de phishing ou
um malware que paralisa a operação inteira.
Cibersegurança não é "Assunto de TI". É a Extensão do ISPS
Code.
- Um ataque
cibernético a um porto ou navio tem o poder de:
- Neutralizar o Controle de Acesso: Se o sistema que gerencia seu crachá é hackeado, o Plano de Segurança da Instalação Portuária (PFSP) falha.
- Causar Acidentes: Sistemas de navegação e automação comprometidos colocam vidas e ativos em risco (uma falha total de segurança, não apenas operacional).
- Violar a Carga: A manipulação de dados de contêineres e inventário é um risco de contrabando e segurança.
- A Regra de Ouro
que Compartilhei com Nossa Equipe (e compartilho com você):
- Todo clique, todo dispositivo e toda senha é uma extensão do nosso Plano de Proteção (PFSP/SSP).
Nossa disciplina
digital deve ser tão rigorosa quanto nossa disciplina de EHS (Saúde, Segurança
e Meio Ambiente). Não há mais segurança marítima sem Ciber-higiene básica de
todos os colaboradores.
Três Atitudes Essenciais para Reforçar seu ISPS Digital:
- Pense Antes de Clicar: Se o e-mail é estranho, urgente demais ou pede dados, NÃO CLIQUE. Avise imediatamente.
- Sua Senha é Seu Crachá Digital: Use senhas fortes e NUNCA as compartilhe ou anote em locais visíveis.
- USB Desconhecido é Risco: Nunca conecte pendrives ou dispositivos externos encontrados em equipamentos da empresa.
A IMO - International Maritime Organization já exige a gestão de riscos cibernéticos nos sistemas de segurança dos navios. Portos e empresas, o próximo passo é nosso. Vamos blindar o setor marítimo em todas as frentes.
Autor/Fonte: Leandro Pereira PFSO-SSP (Supervisor de Segurança Portuária) / Linkedin
* Esclarecemos que a a publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão ao republicar é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor. O espaço está aberto para a manifestação das pessoas e empresas citadas nesta reportagem.









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