A demonstração do equipamento contou com o apoio da
Brigada de Incêndio, da Guarda Portuária (GPort)
O Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM) promoveu, na última terça-feira (18), com o apoio da Brigada de Incêndio, da Guarda Portuária (GPort), uma demonstração de drones bombeiros no Porto de Santos, litoral de São Paulo.
A apresentação ocorreu
no Parque Valongo, em Santos, acompanhada por técnicos da UAVI e por guardas
portuários. Os equipamentos foram conectados junto às mangueiras da viatura da
Brigada de Incêndio da GPort.
A demonstração do
equipamento serviu como teste da tecnologia, que pode ser adotada por terminais
portuários no futuro para reforçar a capacidade de atendimento a emergências do
PAM, coordenado pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
PAM
Segundo o
coordenador geral Evandro Lourenço, o PAM, procura sempre trazer para o Porto
de Santos, as novas tecnologias que são disponibilizadas no mercado, para que
as empresas conheçam, e o sistema de combate de incêndio sempre esteja inovado,
diminuindo o risco aos brigadistas, colaboradores e os integrantes do Corpo de
Bombeiros.
Drone Bombeiro
O Drone Bombeiro,
que pode ajudar brigadistas e bombeiros em áreas de difícil acesso, foi
idealizado pela empresa UAVI, sigla em inglês para Indústria de Veículos Aéreos
Não Tripulados, que fica localizada em São José dos Campos, no interior de São
Paulo.
O drone tem a
especialidade de atuar em auxílio a brigadistas e militares do Corpo de
Bombeiros, podendo chegar em locais de difícil acesso, com a principal
característica de garantir a segurança das equipes que atuam nas ocorrências de
incêndio.
Cada drone pesa 70
kg e consegue erguer até 100 kg de mangueira para alcançar com segurança e precisão
pontos de difícil acesso.
O equipamento já é
utilizado por Corpo de Bombeiros no Amazonas, Mato Grosso e Paraná, e já tem
negociações para utilizar em outros estados brasileiros.
AUVI
De acordo com o
diretor da UVI, Victor Mascarenhas, o equipamento não coloca em risco o ser
humano no combate à incêndio.
“Eu não digo que vai
substituir o homem, não. Precisa de um homem, um operador para estar ali. Mas
esse drone, além de não expor o risco humano, ele trabalha incansavelmente. Já
tivemos ocorrência de três dias, então, trocou o turno, o plantão, mas o drone
continua lá trabalhando 24 horas por dia”, falou Mascarenhas.
“Nós treinamos os
bombeiros, capacitamos eles para o uso do equipamento. Eles são treinados e depois
formam novos operadores”. Acrescentou Mascarenhas.
Aquisição
De acordo com Evandro
Lourenço, a ideia é que o equipamento seja adquirido em parceria com os
terminais portuários, seja de forma própria, através de um consórcio junto com
o PAM, ou mesmo por meio de fundos de ação de emergência, através de emendas parlamentares,
deixando disponível na Guarda Portuária, que é a primeira a chegar ao local das
ocorrências na área portuária.
Centro de Gerenciamento de Resposta
Outra ideia
defendida por Evandro Lourenço é a criação de um centro de gerenciamento de
respostas no Porto de Santos, integrado com Defesa Civil; Corpo de Bombeiros, e
a Prefeitura nessa relação porto-cidade.
“A gente vem
defendendo a criação desse Centro de Emergência, considerando que era mais
fácil juntar todos os terminais e poder adquirir esse equipamento”. Falou Lourenço.
Guarda Portuária
A corporação vê com
bons olhos a capacitação para novas tecnologias que auxiliam nos serviços. “Para
nós, estar participando desses treinamentos, conhecendo novas tecnologias, é
excelente. Para que colocar o homem em risco em uma grande emergência, se hoje
nós já temos tecnologia que pode estar fazendo esse serviço. Então eu enxergo
esse equipamento excelente no combate à incêndio, disse Rogers Germano,
coordenador da Brigada de Incêndio da Guarda Portuária.
“Nós temos silos de
grandes, de 40, 50 metros de altura, que não precisaria o homem estar subindo
escada, se cansando, podendo ter um acidente. A máquina faria esse papel com
segurança, combatendo de longe pelo operador”, acrescentou Germano.
A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.
















Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.