Postagem em destaque

DIA DO GUARDA PORTUÁRIO É CELEBRADO EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DE SANTOS

No dia 20 de novembro, é comemorado o Dia do Guarda Portuário de Santos e o Dia da Guarda Portuária em todo o país A Câmara Municipal de S...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

0

EXÉRCITO BRASILEIRO REALIZA ADESTRAMENTO DE GLO NO PORTO DO AÇU


O treinamento teve como objetivo aperfeiçoar as capacidades da tropa para atuar em operações de manutenção da ordem pública

Durante o mês de novembro, a 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro realizou o Programa de Adestramento Básico de Garantia da Lei e da Ordem (PAB-GLO) no Porto do Açu, em São João da Barra, no litoral do Rio de Janeiro.

O treinamento teve como objetivo aperfeiçoar as capacidades da tropa para atuar em operações de manutenção da ordem pública, reforçando a prontidão e a eficiência da Companhia.

No período de treinamento, foram desenvolvidas operações essenciais para o contexto de GLO, incluindo:

Instrução teórica: Aborda a legislação, protocolos operacionais e os aspectos legais e táticos das operações de GLO.

Exercícios práticos: Os exercícios são conduzidos com o máximo de realismo possível, mas sempre priorizando a segurança e a integridade dos participantes.

  • Postos de Bloqueio e Controle de Vias (PBCV);
  • Postos de Segurança Estáticos (PSE);
  • Patrulhamentos Ostensivos (Pa Ost);
  • Operações de Busca e Apreensão (OBA);
  • Operações de Controle de Distúrbios (OCD)

Qualificação

O PAB-GLO é a etapa final da instrução individual de qualificação para operações de GLO. Após a conclusão do programa, os soldados ficam aptos a serem empregados em operações de Garantia da Lei e da Ordem.

“Este exercício foi realizado por meio da ocupação de postos de bloqueio de controle de vias, operações de controle de distúrbios, patrulhamento extensivo, operações de busca e apreensão e postos de segurança estáticos. Uma atividade extremamente satisfatória, o Exército lapida os seus recursos humanos e reforça o seu compromisso com a missão constitucional”, falou o Major Igor Silva, Comandante da 2ª Companhia de Infantaria.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES