Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

0

PORTO DE CABEDELO PROMOVE SIMULADO DE EMERGÊNCIA


O exercício teve como premissa um acidente ocasionado pelo mal súbito do motorista de um caminhão-tanque

Na manhã da última terça-feira (25), o Porto de Cabedelo realizou mais um simulado de emergência, testando a agilidade e a eficiência do Plano de Ajuda Mútua (PAM).

A ação, fundamental para a segurança operacional do complexo portuário, simulou um cenário complexo envolvendo acidente de trânsito, vítimas feridas e risco ambiental.

O exercício teve como premissa um acidente ocasionado pelo mal súbito do motorista de um caminhão-tanque. Foi simulado uma colisão envolvendo um motociclista, que sofreu fratura em membro superior. O impacto resultou no rompimento de uma válvula do caminhão, provocando o vazamento de combustível na via, o que exigiu uma resposta rápida para contenção de danos ambientais.

Pós-acidente, a ação teve a atuação da Brigada de Incêndio, da empresa Navegantes, que realizou os primeiros socorros; efetuou o isolamento do perímetro e acionou o PAM. O plano mobilizou uma força-tarefa integrada para gerenciar a crise.

Para o diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Ricardo Barbosa, a realização periódica desses simulados é o que garante a prontidão do Porto: “Nosso objetivo central é verificar o tempo de resposta, a comunicação entre todos os entes e, claro, a eficácia dos protocolos de segurança, assegurando que, em uma situação real, a mitigação de riscos seja automática e eficiente”.

Participantes

Além da coordenação da Docas-PB e da atuação inicial da Empresa Navegantes, a ocorrência contou com a participação estratégica do Corpo de Bombeiros e SAMU no atendimento pré-hospitalar e resgate das vítimas, Defesa Civil Municipal e SEMOB no suporte logístico e ordenamento do trânsito no entorno portuário, IBAMA na supervisão das medidas de contenção do vazamento de combustível, TECAB no reforço à estrutura de resposta dos terminais e Capitania dos Portos da Paraíba na segurança e apoio operacional.

O exercício foi finalizado com uma reunião de avaliação (debriefing), onde foram pontuados os acertos e as oportunidades de melhoria, mantendo o Porto de Cabedelo alinhado às melhores práticas de segurança portuária do país.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES