Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

0

POLÍCIA CIVIL PRENDE NA BAHIA SUSPEITO DE INTEGRAR ORCRIM DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS


Organização Criminosa é apontada pelo Ministério Público Federal (MPF) responsável pelo envio de oito toneladas de cocaína com destino à Europa

Na última segunda-feira (01/12) o DENARC, da Polícia Civil da Bahia, prendeu em uma mansão no bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, homem investigado por integrar esquema de tráfico internacional de drogas.

Henrique Felix Gomes, de 38 anos, é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como integrante de uma organização criminosa (ORCRIM) responsável por enviar, pelo menos, 14 toneladas de cocaína para portos brasileiros com destino à Europa.

De acordo com as investigações, o suspeito exercia função estratégica na logística operacional do grupo, que utilizava estruturas portuárias nos estados da Bahia, São Paulo, Ceará, Pará e, principalmente, Rio Grande do Norte.

A captura resultou do compartilhamento de informações oriundas de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada no Rio Grande do Norte, que levou à denúncia de 54 envolvidos no esquema de tráfico internacional. O grupo movimentava alto volume de cocaína, inseridas em contêineres com cargas lícitas ou destinadas diretamente a navios.

As apurações conduzidas pelo MPF e pela PF apontam que a ORCRIM era estruturada em núcleos responsáveis por logística, inserção da droga em cargas lícitas, transporte, financiamento e atuação de operadores internacionais. O grupo articulava remessas por meio dos portos de Natal, Santos, Salvador, Fortaleza e Belém.

SAIBA MAIS: MPF DENUNCIA 54 PESSOAS POR TRÁFICO E POSSE DE PELO MENOS 14 TONELADAS DE COCAÍNA

Na Bahia, as ações de inteligência para localização do suspeito foram conduzidas pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) por meio da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Itabuna (DTE/Itabuna), que destinou equipes para cumprir o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

O investigado foi apresentado, passou pelos procedimentos legais e permanece custodiado até transferência para unidade prisional adequada.

Apreensões:

Desde 2021, o esquema foi alvo de diversas operações no Brasil e na Europa, resultando na interceptação de mais de oito toneladas de cocaína.

As apreensões ocorreram principalmente em portos como Natal, Mucuripe, Barcarena, Santos, Salvador e Belém, além de remessas encontradas às margens do Rio Potengi e em depósitos ligados ao grupo. Essas ações revelaram sucessivas cargas de grande porte, consolidando o volume total apreendido ao longo dos últimos anos.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES