Droga foi encontrada
em meio a sucata metálica pertencente à mesma carga de exportação de apreensão
anterior com destino ao Porto de Málaga
A Polícia Federal
(PF) apreendeu, na última sexta-feira (19), em ação conjunta com a Receita
Federal do Brasil (RFB), aproximadamente 150 quilos de cocaína na região
portuária de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina.
A apreensão ocorreu antes
de os contêineres ingressarem na área alfandegada. Após a identificação de
indícios da presença da droga, os equipamentos foram escoltados por equipes da
Polícia Federal e da Receita Federal até o pátio de uma transportadora, onde
havia espaço e maquinário adequados para a abertura e inspeção segura da carga.
Segundo a Polícia Federal, 139 tabletes de cocaína foram encontrados em três contêineres, ocultos em uma carga de sucata metálica destinada ao Porto de Málaga, na Espanha. A carga estava relacionada ao mesmo embarque de exportação de uma apreensão anterior.
Diante dos fatos, a Polícia Federal realizou a apreensão da droga, que foi encaminhada para perícia e demais procedimentos legais.
Desdobramento de apreensão anterior
A apreensão é
resultado de uma ação realizada no último dia 9 de junho, quando 136 tabletes,
totalizando 149,2 quilos de cocaína, foram localizados em uma carga semelhante,
registrada em nome do mesmo exportador e com o mesmo destino, durante fiscalização
no Porto de Navegantes.
SAIBA MAIS: RECEITA FEDERAL APREENDE 150 KG DE COCAÍNA EM CARGA DE SUCATA NO PORTO DE NAVEGANTES
Após essa primeira ocorrência, a Receita Federal intensificou o monitoramento de cargas com o mesmo perfil de risco, o que levou à identificação de outros três contêineres suspeitos.
Investigações continuam
A Polícia Federal
informou que as investigações prosseguem com o objetivo de identificar os
responsáveis pelo envio da droga ao exterior e apurar possíveis vínculos com
organizações criminosas envolvidas no tráfico internacional de entorpecentes.
De acordo com a
corporação, uma das linhas de investigação considera a hipótese de que o grupo
criminoso utilizava cargas de exportação para tentar enviar cocaína à Europa
por meio dos portos catarinenses, modalidade já identificada em outras
investigações sobre tráfico internacional de drogas.
A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto (Safety/Security). A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo.
















Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.