Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 12 de março de 2013

0

GRAMPO REVELA ENVOLVIMENTO DE PREFEITO NA OPERAÇÃO PORTO SEGURO



Grampo revela ligação de ex-secretário de SP com acusado
 

 

Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal (PF) na Operação Porto Seguro revelam que o atual prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), na época em que era secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, agendou reuniões com autoridades do governo paulista a pedido do empresário Carlos César Floriano. Floriano é denunciado por corrupção ativa e, segundo as investigações da PF, uma de suas empresas foi beneficiada por um parecer técnico do governo federal comprado por 300.000 reais no esquema da quadrilha desarticulada na operação.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, sete telefonemas gravados pela PF com autorização judicial, de março a maio de 2012, revelam que Barbosa tinha relação próxima com Floriano. De acordo com o Ministério Público Federal, o empresário é dono da Tecondi, companhia que opera o terceiro maior terminal de contêineres do Porto de Santos – município em que Barbosa se elegeu prefeito, em outubro.

Em uma ligação, os dois conversam por quase quatro minutos sobre assuntos de interesse de Floriano e um evento de empresários que teria a participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O secretário chama Floriano de "professor" e o empresário se refere a Barbosa como "mestre". O telefonema entre Floriano e Barbosa foi interceptado pela PF em 17 de abril, às 11h58. O empresário pede "ajuda" do secretário para desembaraçar um "negócio" relacionado a uma "área da CPTM", a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

"Ô, meu, deixa eu te falar uma coisa, que eu preciso pedir pra você me dar uma ajuda naquele negócio. Aquele negócio lá daquela área da CPTM, pô... Os caras tão me enrolando, cara...", reclama Floriano. "Vou marcar pro Jurandir, então", responde Barbosa, em referência a Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos – pasta a que a CPTM está vinculada. "Mas tu vai lá comigo, vamos nós dois?", sugere o então secretário. "Vou, pode marcar", confirma o empresário. A reunião com Jurandir Fernandes foi marcada para 3 de maio, mas acabou cancelada, pois o secretário de Transportes Metropolitanos foi convocado para audiência com Alckmin.

Em outro telefonema, interceptado em maio, as secretárias de Barbosa e de Floriano marcam reunião entre os dois e o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes.

Gilberto Miranda
O ex-secretário de Alckmin não era alvo da Porto Seguro, mas a investigação da PF também aponta que o atual prefeito de Santos atuou em favor de um projeto do ex-senador Gilberto Miranda, denunciado pelo Ministério Público por corrupção. Miranda tentava obter junto ao governo do estado parecer em favor de um empreendimento portuário avaliado em 1,65 bilhão de reais na Ilha de Bagres, no município de Santos.

O ex-senador procurou Barbosa e se encontrou com o então secretário estadual para pedir ajuda na obtenção de uma declaração de utilidade pública para o projeto, que dependia de assinatura do próprio governador. A declaração era necessária para autorizar a derrubada de parte da vegetação da ilha.

O governo não emitiu o decreto de utilidade pública, mas publicou uma declaração de relevância econômica, que foi comemorada pelo empresário. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico havia dado encaminhamento ao projeto e declarou no processo que o plano de Miranda era "imprescindível para a expansão portuária paulista".

Outro lado
O prefeito de Santos, Paulo Barbosa (PSDB), disse manter "relação de amizade" com César Floriano anterior ao seu ingresso na atividade pública. Por meio da assessoria de imprensa, o tucano afirmou que os diálogos "referem-se a situações relacionadas às atividades empresariais mantidas pelo empresário no estado".

O prefeito informou que Floriano pediu audiência com o presidente da EMTU "para conhecer um estudo da empresa e avaliar eventuais impactos com a cogitada implantação de uma linha de trem na área do retroporto de Santos, o que, se confirmado, poderia causar desemprego na região". Barbosa disse que agendou o encontro.

A assessoria informou que, como secretário, Barbosa manteve contatos com empresários e representantes de grupos nacionais e internacionais para discutir projetos relacionados à manutenção, ampliação e implantação de empreendimentos por meio da Agência Investe São Paulo.


Estadão Conteúdo - Falasantos
 
 
*Esta publicação é de inteira responsabilidade do órgão de imprenssa que a publicou. O nosso papel é apenas manter informado aqueles que acompanham o Blog, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária, nesse caso, a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.