Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

0

MISTÉRIO ENVOLVENDO LIBRA, CODESP E SPU





O uso de uma área junto ao Porto de Santos para estocar e movimentar contêineres da Libra Terminais seria absolutamente normal se o terreno, arrendado sem licitação e em nome de uma outra empresa, não fosse patrimônio da União, sob a administração da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Uma triangulação no mínimo esquisita, que favorece a empresa cuja dívida milionária de arrendamento do seu terminal portuário com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) não é cobrada, e para a qual se tenta uma negociação lesiva aos interesses da estatal.

Situada na Avenida Portuária, essa área faz parte do patrimônio remanescente da extinta companhia de navegação estatal Lloyd Brasileiro. O que todos querem saber da SPU é porque e por que se preferenciou a Libra com uma área pública que deveria estar sendo utilizada pela Codesp, como estacionamento de carretas para mitigar o caótico congestionamento do Porto de Santos? E por que a Codesp se calou ao ser passada para trás na utilização prevista daquela área, tão necessária para melhorar sua logística interna?



É a Advocacia-Geral da União (AGU), do ministro Luís Inácio Adams, e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), do ex-ministro Pedro Brito, conjuntamente, que compete decidir sobre os cabeludos casos da Libra. Ambas instituições tiveram membros envolvidos no processo da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, de venda de pareceres no Porto de Santos. Seria essa a razão dessas excessivas tolerâncias dispensadas a Libra?
Fonte:Portogente





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.