Postagem em destaque

PF FLAGRA PORTUÁRIOS COM PACOTES DE COCAÍNA NO CORPO PARA EMBARQUE EM NAVIO

Trabalhadores do Porto de Santos tentaram levar carregamento até navio atracado no cais, que foi cercado pela Guarda Portuária. Tablete...

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

0

PORTO DO RIO TERÁ PORTÕES FECHADOS





A prefeitura carioca não tem um plano B para o Porto do Rio, que terá os portões 13 e 14 fechados com as obras do Porto Maravilha. O próximo passo das intervenções viárias será a interdição da Perimetral ao tráfego entre o Gasômetro e a Praça Mauá a partir do dia 19, quando será inaugurada a Via Binária do Porto.

Em entrevista coletiva realizada ontem (10) no Centro de Operações da prefeitura carioca, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, irritou-se quando perguntado sobre o que acontecerá com o acesso ao porto, com o fechamento previsto dos portões 13 e 14: "Este é um evento para a imprensa. O senhor é um representante da imprensa?", perguntou ao repórter. "No momento somente os portões 12 e 13 serão fechados, isso foi comunicado aos operadores e às autoridades portuárias", limitou-se a dizer, encerrando o assunto.

Segundo o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro (SindaRio), Luiz Antônio Carvalho, o fechamento dos portões, na verdade os 13 e 14, já que o 12 não existe mais, comprometerá a movimentação interna no porto, instaurando o caos.

Hoje os portões 13 e 14 são utilizados para veículos de serviço, não mais para as grandes carretas. Porém, o acesso é vital para a temporada de transatlânticos, que tem início em novembro.

 
 
Os portões 13 e 14 são utilizados pelos ônibus que embarcam os turistas que chegam à cidade pelo Píer Mauá. Sem eles, os ônibus terão de entrar pelo portão 24, no Caju, em meio a área de risco e depois do terminal do Grupo Libra.

Os ônibus passarão em meio às áreas operacionais, onde são movimentados contêineres, no meio de caminhões, guindastes e cargas suspensas, passando em seguida pela área que atende os navios de apoio à Petrobras, com grande movimento. Isso num cais com 30 metros de largura.

 "Quantos ônibus são necessários para atender um navio que chega com três mil passageiros, levando, cada um, 50 passageiros? A Rodrigues Alves será uma via expressa e os ônibus não poderão parar lá", resume Carvalho.

Com 3.500 metros de extensão, a Via Binária é paralela à Avenida Rodrigues Alves e será inaugurada sem o Túnel Oscar Niemeyer, que só ficará pronto em junho de 2014.

Fonte: Portos e Navios







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGISLAÇÕES