Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

0

PORTO DO RIO TERÁ PORTÕES FECHADOS





A prefeitura carioca não tem um plano B para o Porto do Rio, que terá os portões 13 e 14 fechados com as obras do Porto Maravilha. O próximo passo das intervenções viárias será a interdição da Perimetral ao tráfego entre o Gasômetro e a Praça Mauá a partir do dia 19, quando será inaugurada a Via Binária do Porto.

Em entrevista coletiva realizada ontem (10) no Centro de Operações da prefeitura carioca, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, irritou-se quando perguntado sobre o que acontecerá com o acesso ao porto, com o fechamento previsto dos portões 13 e 14: "Este é um evento para a imprensa. O senhor é um representante da imprensa?", perguntou ao repórter. "No momento somente os portões 12 e 13 serão fechados, isso foi comunicado aos operadores e às autoridades portuárias", limitou-se a dizer, encerrando o assunto.

Segundo o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro (SindaRio), Luiz Antônio Carvalho, o fechamento dos portões, na verdade os 13 e 14, já que o 12 não existe mais, comprometerá a movimentação interna no porto, instaurando o caos.

Hoje os portões 13 e 14 são utilizados para veículos de serviço, não mais para as grandes carretas. Porém, o acesso é vital para a temporada de transatlânticos, que tem início em novembro.

 
 
Os portões 13 e 14 são utilizados pelos ônibus que embarcam os turistas que chegam à cidade pelo Píer Mauá. Sem eles, os ônibus terão de entrar pelo portão 24, no Caju, em meio a área de risco e depois do terminal do Grupo Libra.

Os ônibus passarão em meio às áreas operacionais, onde são movimentados contêineres, no meio de caminhões, guindastes e cargas suspensas, passando em seguida pela área que atende os navios de apoio à Petrobras, com grande movimento. Isso num cais com 30 metros de largura.

 "Quantos ônibus são necessários para atender um navio que chega com três mil passageiros, levando, cada um, 50 passageiros? A Rodrigues Alves será uma via expressa e os ônibus não poderão parar lá", resume Carvalho.

Com 3.500 metros de extensão, a Via Binária é paralela à Avenida Rodrigues Alves e será inaugurada sem o Túnel Oscar Niemeyer, que só ficará pronto em junho de 2014.

Fonte: Portos e Navios







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.