Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 13 de novembro de 2018

0

PORTUÁRIO ESPALHA COCAÍNA NA MATA PARA EVITAR PRISÃO ANTES DE EMBARCAR DROGA EM NAVIO



Localização de tabletes foi feita por equipes da Guarda Portuária. Polícia Federal investiga a participação de trabalhadores do Porto de Santos na tentativa de tráfico internacional

Tabletes de cocaína foram apreendidos ao serem localizados abandonados na mata próxima a um terminal de contêineres no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após um trabalhador tentar embarcá-los em um navio no cais. A ação foi aparentemente frustrada, mas o suspeito conseguiu fugir.
A tentativa de tráfico internacional ocorreu entre a noite de domingo (11) e a madruga desta segunda-feira (12). A cocaína em elevado grau de pureza seria embarcada no navio MSC Ajaccio, atracado em um terminal de contêineres no bairro Alemoa, Margem Direira do cais santista.
O G1 apurou que ao menos um trabalhador portuário avulso (TPA), vinculado ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) e escalado para realizar as operações no cargueiro, foi identificado. Guardas portuários o viram se preparando para entrar no terminal com a droga escondida.
Ao perceber que seria revistado na portaria da instalação, ele correu em direção à mata localizada no entorno. Para evitar a prisão, o portuário jogou no chão, tabletes que havia fixado ao corpo, por meio de cintas elásticas. Em seguida, o homem conseguiu fugir correndo.

A movimentação evitou que eventuais outros envolvidos pudessem ser identificados ou detidos. Equipes da Guarda Portuária (GPort) realizaram buscas e localizaram seis tabletes (6 kg, aproximadamente), além das cintas elásticas e, ainda, uma jaqueta do Ogmo, utilizada pelos trabalhadores avulsos do cais santista.
O caso foi encaminhado à Polícia Federal em Santos, que investiga possíveis outros envolvidos na tentativa de embarque. O navio, aparente alvo dos trabalhadores para esconder o carregamento ilícito, tem como destino a Espanha, na Europa, onde a cocaína seria comercializada.
A área onde os tabletes foram espalhados foi alvo de uma operação de varredura ao longo da manhã e da tarde desta segunda-feira por equipes da guarda e da polícia. O objetivo era verificar se mais cocaína havia sido deixada para trás durante a fuga do envolvido no caso.
Mais uma vez
Oito estivadores foram presos pela Polícia Federal, em 1º outubro, ao serem flagrados tentando embarcar cocaína em um navio atracado no mesmo terminal. Também com o auxílio do cerco de guardas portuários, os envolvidos, que receberiam até R$ 4 mil para o embarque, foram identificados.
Em 26 de abril de 2017, sete estivadores foram presos, também na mesma instalação, ao tentarem levar cocaína presa ao corpo em um navio. Neste caso, 32 kg da droga foram apreendidos com os trabalhadores, detidos em flagrante pela Polícia Federal, que teve o apoio da Receita Federal.
Por meio de nota, o Ogmo informou que, assim como em outros casos, pode abrir um procedimento disciplinar assim que for requerido pela empresa portuária afetada. A eventual apuração garante ao trabalhador cadastrado "o contraditório e a ampla defesa", declarou.
Fonte: G1 Santos


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          
                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.