Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

domingo, 29 de março de 2020

0

NAVIO COSTA FASCINOSA ESTÁ EM QUARENTENA NO PORTO DE SANTOS



A Guarda Portuária isolou o local de atração do navio para impedir o acesso de pessoas não autorizadas e facilitar a circulação das equipes de Saúde.
Desde a noite de ontem (28), o navio Costa Fascinosa está atracado no terminal de cruzeiros Giusfredo Santini, da empresa Concais, localizado no armazém 25, do Porto de Santos, litoral de São Paulo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o navio saísse da barra e ancorasse no terminal de passageiros como medida de precaução. Durante a semana sete passageiros foram desembarcados porque estavam apresentando sintomas do coronavírus.
Foi acionado o Plano de Contingência do Porto de Santos para atracação do navio e a embarcação permanecerá com acesso restrito às equipes de Saúde.
Anvisa
A Anvisa divulgou que o navio já teve sete tripulantes desembarcados com suspeitade Covid-19, sendo 5 filipinos, 1 indiano e outro indonésio
Na embarcação, 35 tripulantes estão sendo monitorados por suspeita da doença. Ao todo, são 757 tripulantes ainda a bordo, isolados em cabines diferentes.
Segundo a agência reguladora, com as novas suspeitas será necessário aguardar os resultados laboratoriais dos tripulantes desembarcados para avaliar a prorrogação da quarentena.
Plano de Contingência
Por meio de nota, a Santos Port Authority (SPA), novo nome da Companhia Docas do estado de São Paulo (Codesp), informa que por solicitação da Anvisa acionou o Plano de Contingência do Porto de Santos (PCPS).
A medida congrega os diversos planos de emergência existentes no complexo portuário santista, fortalecendo a comunicação entre as autoridades intervenientes e auxiliando no planejamento e adoção das ações necessárias para uma gestão eficiente durante incidentes e acidentes que possam impactar total ou parcialmente as operações do Porto Organizado de Santos.
A Guarda Portuária isolou o local de atração do navio para impedir o acesso de pessoas não autorizadas e facilitar a circulação das equipes de Saúde.
Segundo a SPA, os empregados que vão atuar no atendimento usarão os equipamentos de proteção, mesma recomendação para os membros de todas as equipes.
Costa Fascinosa
Segundo a Costa Fascinosa, o navio realizou a última viagem da temporada com um mini cruzeiro de três noites, que partiu dia 14 de março de Santos, com passagem por Ilhabela e Balneário Camboriú, até o desembarque que também ocorreu na cidade de Santos, no dia 17.
Em virtude da confirmação de um caso da Covid-19 em uma passageira, desde então, o navio permaneceu fundeado na barra do Porto de Santos, sem operar, devido ao encerramento antecipado dos cruzeiros no país.
Posteriormente a confirmação da passageira com Covid-19, a Anvisa afirma que teve mais duas confirmações de passageiros que estiveram no cruzeiro.
Costa Cruzeiros
Em nota, a Costa Cruzeiros disse que as medidas de saúde necessárias, nessas circunstâncias, estão sendo realizadas e respeitadas diligentemente de acordo com as autoridades sanitárias locais.
Há um médico a bordo, da Costa Cruzeiros, responsável por avaliar as condições de saúde dos tripulantes. Além disso, a Costa afirma manter os mais altos padrões de higienização e limpeza a bordo.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.