Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

0

EMPRESÁRIO BRASILEIRO QUE ESTÁ PRESO NA ESPANHA TEM EXTRADIÇÃO SUSPENSA

 

Ele é suspeito de enviar pelo menos seis toneladas de cocaína à Europa.

A justiça espanhola suspendeu a decisão que permitia o empresário Eduardo Oliveira Cardoso, de 43 anos, de ser extraditado ao Brasil na última quarta-feira (16). Ele está preso desde 22 de outubro de 2019 em Madri, na Espanha, por ser suspeito de participar do envio de pelo menos seis toneladas de cocaína à Europa pelo Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e por outros complexos brasileiros. Antes de ser preso, ele fazia publicações nas redes sociais que mostrava a vida de alto padrão que mantinha.

A extradição estava marcada para acontecer naquela data, quarta-feira (16). O empresário teria, como destino, a Penitenciária Dr. Geraldo de Andrade Vieira, em São Vicente. No entanto, um Certificado de Suspensão de Entrega, emitido pela Interpol, anunciou a suspensão da operação no dia anterior à data marcada para a extradição.

O certificado de suspensão foi entregue aos policiais federais brasileiros que foram buscar o empresário na Espanha, no Aeroporto Adolfo Suarez Madrid-Barajas. O documento não explica qual foi o motivo da suspensão da extradição.



Ao G1, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, por nota, que não fornece informações sobre processos de extradição específicos em andamento.

Caso

Cardoso é apontado como integrante da quadrilha que foi desarticulada em agosto de 2019 durante a Operação Alba Vírus, que apreendeu mais de R$ 28 milhões em espécie, 10 carros de luxo, 26 caminhões e R$ 23 milhões em imóveis de alto padrão. Doze pessoas foram presas e cinco permanecem foragidas, entre elas, um empresário do ramo portuário.

Eduardo Cardoso se identifica como CEO da Broker, fundada em 2002 e que tem sede administrativa em um edifício em área nobre em Santos (SP). Nas imagens divulgadas pela Polícia Federal, encontradas em celulares apreendidos durante a fase inicial da investigação, ele aparece conferindo a ocultação de tabletes de cocaína na carga de congelados.

A gravação ocorreu no final de 2018 em um galpão da empresa, localizado na Grande São Paulo, e o carregamento foi despachado por Paranaguá (PR). O vídeo, segundo a delegada federal responsável pelas investigações, Fabiana Lopes Salgado, servia como um comprovante do serviço de venda e transporte da droga aos recebedores na Europa.

A maneira como a cocaína foi escondida chamou a atenção da Polícia Federal para um carregamento de 1,4 tonelada de cocaína encontrada em julho do ano passado, no Porto de Santos, da mesma maneira: escondida em meio à carga de frango em contêineres frigoríficos. A empresa de Eduardo também estava envolvida no despacho desta carga.

Nas redes sociais, o empresário mantinha publicações que mostram a vida de alto padrão que mantinha e sobre bastidores do trabalho, inclusive, compartilhou fotos do mesmo galpão de onde foi filmado na ocasião da ocultação da droga. Em uma postagem, o investigado chegou a destacar ainda ações beneficentes, como doações feitas a entidades.

Ele morava em São Paulo e os endereços dele foram alvos de mandados de busca e apreensão, autorizados pela 5ª Vara Federal de Santos, no âmbito da operação.

O G1 não conseguiu contato com os advogados do empresário até a última atualização desta matéria.

Prisão na Espanha

A Polícia Federal já tinha mandado de prisão preventiva para Cardoso desde a Operação Alba Vírus. Segundo informações da PF, equipes que atuam em Santos identificaram que a empresa dele na Espanha participaria de uma feira de alimentos em Madri. O empresário estava fora do Brasil desde 14 de julho de 2019.


As informações foram repassadas para as autoridades espanholas, que efetivaram a prisão de Cardoso. À época, a PF informou ao G1, em nota, que ele estava preso na Espanha até a efetividade da extradição para responder, no Brasil, ao processo penal por tráfico internacional de entorpecentes.

Pedido de asilo

Segundo o Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão, os advogados de Eduardo, que mora com a família na capital espanhola, entraram com um pedido de asilo. Enquanto o processo não é julgado, ele deve ficar preso na Espanha.

Fonte: G1 Santos e Região/Jornal da Band


Esta publicação é de inteira responsabilidade dos autores e dos veículos que a divulgaram. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      
                                                                                       
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.