Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 12 de maio de 2022

0

GUARDA CIVIL DA ESPANHA ENCONTRA 80 KG DE COCAÍNA NO CASCO DE NAVIO PROCEDENTE DO BRASIL

O navio graneleiro Ionic kibou era proveniente do Porto de Paranaguá

A Guarda Civil da Espanha encontrou no Porto de La Luz, nas Ilhas Canárias, 80 kg de cocaína na parte submersa de uma embarcação proveniente do Porto de Paranaguá, no Brasil.

A apreensão da droga foi no dia 10 de abril, quando o navio graneleiro Ionic kibou aportou nas Ilhas Canárias, mas as autoridades espanholas só divulgaram as imagens da operação no dia 27.

As buscas foram feitas após os documentos referentes ao navio serem analisados. Ele tinha como destino o Porto de Huelva, no sudoeste da Espanha.

Segundo a Guarda Civil, os primeiros indícios encontrados pelos agentes levaram a uma fiscalização "mais exaustiva", o que provocou o acionamento do Grupo Especial para Atividades Subaquáticas (GEAS).

A operação para a retirada do entorpecente teve a participação do Serviço Marítimo da Guarda Civil, do Grupo Especial para Atividades Subaquáticas (GEAS), e da Vigilância Aduaneira da Agência Tributária de Las Palmas, e durou cerca de 2 horas.

Durante a fiscalização no casco do navio, os mergulhadores constataram que os parafusos que prendiam a grade de proteção do sea chest haviam sido manipulados. A estrutura foi aberta e dois pacotes com os tabletes de cocaína foram retirados.

O entorpecente apreendido foi encaminhado para sede da Guarda Civil da Espanha, que segue com a investigação.

Os envolvidos no caso foram colocados à disposição do Tribunal de Instrução da Guarda de Las Palmas de Gran Canaria.

Vídeo divulgado pela Guarda Civil da espanha:


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.