Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

ALFÂNDEGA DE SANTOS TORNA OBRIGATÓRIO ESCANEAMENTO DE CONTÊINERES DE EXPORTAÇÃO PARA 5 DESTINOS

Medida, aplicável a Austrália, Singapura, Indonésia, Taiwan ou Hong Kong, é válida a partir da sexta-feira (1º) até próximo dia 30 de abril ...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

0

ONU: TRÁFICO DE COCAÍNA MIGRA PARA PORTOS MENORES DO BRASIL

 Polícia Federal durante a Operação Maritimum - Foto: Polícia Federal

O Porto de Santos aparece em uma lista de quatro lugares que se destacam no comércio marítimo global de drogas

A Polícia Federal do Brasil (PFB), durante a Operação Maritimum, em 13 de julho de 2022, visou desarticular uma organização criminosa do tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro nos portos, principalmente, em Natal, no Rio Grande do Norte; Salvador, na Bahia; e no Porto de Santos, em São Paulo.

A cidade de Santos, no estado de São Paulo, com o maior porto da América Latina, aparece em uma lista de quatro lugares que se destacam no comércio marítimo global de drogas. A informação está no relatório global do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC), divulgado no início de julho. Mas o relatório revelou também que portos menores, localizados na parte norte do Brasil estão assumindo um papel cada vez mais importante como entrepostos para o comércio transatlântico de cocaína, principalmente para os carregamentos destinados à Europa.

O relatório não indica quais são esses portos e nem esclarece em que estados do norte/nordeste estão localizados, mas informa que os traficantes estão recorrendo a essas alternativas devido ao aumento da fiscalização no Porto de Santos. Para o pesquisador Thiago Moreira de Souza Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos de Defesa e Segurança da Universidade Federal Fluminense, a indústria do tráfico de drogas está sofrendo o efeito balão, uma metáfora relativa a que, quando há fiscalização e apreensão em um lugar, o tráfico infla em outro.

“O Porto de Santos, com esse grande dinamismo, infraestrutura muito bem desenvolvida e milhares de navios circulando semanalmente, obviamente é de grande interesse do narcotráfico. O aumento da repressão e da vigilância faz com que o narcotráfico, que sempre o fez e continua fazendo, abra ou fortaleça outras rotas. As do nordeste têm se fortalecido à medida que as do sudeste ficam mais vigiadas”, explicou o pesquisador. “Há outros portos altamente preparados no nordeste do país, como os de Recife, Fortaleza e Salvador, para poder fazer esse trânsito para a África e para a Europa, principalmente pelos portos ibéricos, como Portugal, Espanha via Ilhas Canárias, ou sul da Itália e da França, que tem recebido esse fluxo via Atlântico”, acrescentou Rodrigues.

Dados enviados pela Polícia Federal (PF) à Diálogo confirmam as declarações do pesquisador. O Porto de Santos não perdeu sua importância estratégica para o negócio ilícito. É onde ocorre o maior número de apreensões de cocaína, embora com tendência de queda. Foram 20,87 toneladas em 2020 e 17,39 toneladas em 2021. Já a situação nos portos da região nordeste mudou bastante. O Porto de Recife, no estado de Pernambuco, que não registrou apreensão em 2020, em 2021 foram apreendidas 2,2 toneladas de cocaína. Os casos de Fortaleza e Natal, respectivamente nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, são ainda mais emblemáticos. Não houve registro de apreensões nos dois lugares de 2009 a 2018. Já em 2020 foram 673 quilos e, em 2021, 832,6 kg, em Fortaleza. Em Natal, foram 943 kg, em 2020, e 2,3 toneladas, em 2021. Em Ilhéus, na Bahia, não houve registros de apreensões de 2009 a 2019. Já em 2020, foram 2,1 toneladas.

   Uma operação conjunta entre a Receita Federal e a Polícia Federal, em 24 de maio de 2022, apreendeu mais de 637 kg de cocaína no Porto de Salvador, Bahia. A droga estava dentro de uma carga de rolos de polímero (material usado para embalagem de mercadorias). (Foto: Receita Federal do Brasil)

O relatório mostra que o Brasil é citado como o principal exportador de cocaína para fora do continente americano, ficando à frente até mesmo da Colômbia, do Peru e da Bolívia, os três grandes produtores dessa droga no mundo. Brasil, Colômbia e Equador são apontados como os principais pontos de saída da cocaína que chega à Europa.

Os dados mais uma vez correspondem aos informados pela PF à Diálogo. Em 2020, os principais destinos das drogas apreendidas em portos brasileiros foram, por ordem de quantidades, Bélgica, Holanda, Espanha, Alemanha, Itália e França. Já em 2021, Moçambique substituiu a Alemanha no quarto lugar e Gana ocupou o sexto lugar, os dois na África.

De acordo com o relatório da UNODC, de 2015 a 2021, 70 por cento da cocaína apreendida na África e 46 por cento dos carregamentos apreendidos na Ásia saíram do continente americano por meio do Brasil. Em 2020 e 2021, o país chegou a responder por 72 por cento da cocaína encontrada pelas autoridades asiáticas.

“Nos últimos seis, sete anos, o relatório já tem mostrado essa tendência dupla do Brasil, tanto de ser o principal corredor de exportação de cocaína para a Europa, como também um dos maiores polos consumidores dessa droga no mundo, ficando atrás apenas dos EUA”, afirmou Rodrigues. Para o pesquisador, isso se deve a algumas razões, entre elas, a proximidade geográfica com os países produtores de cocaína; a de trânsito – o Brasil é um país projetado no Atlântico Sul em direção à África e, portanto, em direção à Europa; e a estrutura do crime organizado do Brasil, que é suficientemente bem montada para poder fazer a conexão entre as organizações produtoras nos países andinos e os grandes distribuidores internacionais.

       A Receita Federal apreendeu, em 15 de junho de 2022, 268 kg de cocaína escondidos em uma carga de piso cerâmico, no Porto de Suape, no Grande Recife. (Foto: Receita Federal do Brasil)

“O Brasil também é um país bem conectado com a globalização internacional, com portos bem movimentados, como Santos, Rio de janeiro, do nordeste, tanto os grandes de importação de minério de ferro como os que recebem a economia de contêineres internacionais. E é nessa dinâmica, nesse fluxo da economia legal, globalizada, que também circula a economia ilegal. Quanto mais há trânsito de economia legal mais há de economia ilegal”, completou o pesquisador.

LEIA TAMBÉM: ESTUDO MOSTRA IMPACTO DA PANDEMIA SOBRE ROTAS DE COCAÍNA NO BRASIL

Fonte: Por Nelza Oliveira - Diálogo


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.