Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

0

IBAMA REALIZA VISTORIA NO PORTO DO RIO GRANDE

 

O objetivo foi o de conferir os riscos e emergências ambientais da estrutura portuária

A empresa Portos RS, que administra o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, recebeu na última semana, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, uma vistoria técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), nas instalações do Porto Organizado. O objetivo foi o de conferir os riscos e emergências ambientais da estrutura portuária.

O trabalho foi realizado por uma equipe multiprofissional, composta por analistas ambientais vindos de Brasília e Porto Alegre, além de Rio Grande. As atividades ao longo dos três dias foram acompanhadas por integrantes da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da Empresa Pública.

Na terça-feira (7), além da reunião de abertura conduzida pelo diretor de meio ambiente, Henrique Ilha, os servidores do Ibama realizaram visitas na área do Superporto, nos Molhes da Barra, Porto Histórico e ao Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Na quarta-feira (8), o trabalho de vistoria foi todo realizado no Porto Novo, tanto na área pública quanto nas oficinas dos operadores portuários. A Base de Emergência do Porto do Rio Grande foi um dos locais vistoriados, ocasião em que foi avaliado o tempo de colocação na água do barco utilizado para o atendimento de emergências. Com foco nas ações socioambientais foi realizada reunião com a equipe do Programa de Educação Ambiental (ProEA) e visita a comunidade do BGV e Condomínio BGV I.

Na quinta-feira (9), último dia de atividades, os analistas do Ibama vistoriaram o porto público sob a perspectiva do mar a bordo de uma embarcação. Antes da reunião de encerramento foi realizado, ainda, um exercício simulado de vazamento de óleo para testar o tempo resposta das equipes junto ao cabeço oito do berço um.

De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, a vistoria teve êxito pleno e ficou evidente aos participantes o grande e consistente avanço da gestão ambiental do Porto de Rio Grande. Ele também ressaltou que as observações realizadas pelos profissionais serão incorporadas nos planos e ações futuras.

“A equipe do IBAMA ressaltou a qualidade dos processos, a pró-atividade e a integração entre os diferentes setores da Diretoria. Por outro lado, muitas das observações de melhorias apontadas pela experiente equipe do órgão licenciador serão incorporadas nos planos e ações futuras, gerando um ganho de aprendizado à equipe e avanços concretos nas melhores práticas de gestão ambiental”, finalizou Ilha.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.