Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

sábado, 9 de dezembro de 2023

0

RECEITA FEDERAL INICIA TREINAMENTOS COM REALIDADE VIRTUAL PARA COMBATER O CONTRABANDO E DESCAMINHO

 

Sistema desenvolvido pela Receita Federal recria, no ambiente virtual, situações de fiscalização aduaneira

A Receita Federal do Brasil (RFB) realizou, nos dias 21 e 23 de novembro, o primeiro treinamento aduaneiro utilizando tecnologia de realidade virtual. O evento ocorreu na sede da RFB em Porto Alegre, onde o projeto foi desenvolvido.

O sistema cria no ambiente virtual, ambientes e situações da rotina de trabalho de fiscalização aduaneira e combate ao contrabando e descaminho. A tecnologia permite a participação de várias pessoas ao mesmo tempo (multiplayer), o que confere múltiplas possibilidades de desfecho em cada simulação, tornando a prática ainda mais próxima da realidade.

Utilizando óculos de realidade virtual, que substituem a imagem e o som real pelos do ambiente criado no sistema, os participantes se identificam no aplicativo e começam a interagir.

Toda a prática é gravada no sistema, com a ação dentro do ambiente virtual, o que permite, num segundo momento, analisar taticamente os movimentos, tanto do grupo, quanto de cada participante individualmente, com objetivo de aprimorar as condutas.

A primeira turma contou com a participação de 12 servidores da Divisão de Repressão (DIREP) da Receita Federal no Rio Grande do Sul e da Coordenação de Repressão (COREP) que foram divididos em duas equipes.

Em avaliação posterior ao treinamento e de forma anônima, os participantes se surpreenderam com a tecnologia:

"Queria conhecer essa nova ferramenta. Foi bastante positiva a experiência, o cenário é bastante real e o equipamento muito funcional."

"Achei muito boa a experiência vivida no treinamento, permitindo simulações não possíveis no treinamento real."

Um dos diferenciais do treinamento com realidade virtual é a segurança, tanto do servidor quanto das pessoas envolvidas na abordagem.   Após diversas simulações, em ambiente seguro, os servidores desenvolvem e aprimoram habilidades de tiro, de abordagem de pessoas e de percepção de risco para decisão de tiro, minimizando possibilidades de condutas erradas ou precipitadas. O fato de o aplicativo ser produzido pela própria Receita permite o constante aperfeiçoamento com novas situações de abordagem.

A primeira etapa de treinamento abordou a adaptação com a nova tecnologia e o módulo prático de inspeção veicular, mas outros módulos, como o de inspeção de raio x e condução de agente canino devem entrar em produção em breve.



A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.      

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.