Postagem em destaque

GUARDA PORTUÁRIA DO RIO PARTICIPA DE TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM SITUAÇÕES DE AMEAÇA DE BOMBA

Os guardas portuários participaram de simulações dinâmicas que os prepararam para agir com segurança, precisão e eficiência em situações crí...

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

0

SIMULADO DE SEGURANÇA É REALIZADO EM NAVIO DE CRUZEIRO NO PORTO DE PARANAGUÁ

 

O exercício simulou a retirada de um “passageiro clandestino” do navio e teve a participação da Polícia Federal, Guarda Portuária e da MSC

Na última sexta-feira (12) foi realizado um simulado de segurança no navio Lirica, atracado no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. 

O exercício simulou a retirada de um “passageiro clandestino” do navio e teve a participação da Polícia Federal (PF), Guarda Portuária (GPort) e da Mediterranean Shipping Company (MSC).

A realização faz parte do calendário obrigatório do Plano de Segurança, recomendado no Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS-CODE).

De acordo com o protocolo, o passageiro passa por revista e é encaminhado para a área externa do navio acompanhado de representantes da MSC. “Todos saem ganhando nesse cenário do simulado, pois mantém os seus colaboradores em treinamento e aperfeiçoamento constantes. A ideia é aprimorar ainda mais esses protocolos cooperativos”, destacou o major César Kamakawa, gerente da GPort, da empresa pública Portos do Paraná, Autoridade Portuária

Em situações de emergência, a GPort é acionada para isolar o local até a chegada da PF. A Autoridade Portuária também pode ser convidada a subir a bordo para prestar o apoio necessário. Com o isolamento da área, a PF embarca no navio para retirar o passageiro clandestino, que é conduzido para a delegacia de Polícia Federal.

A simulação acontece de forma esporádica e uma vez por temporada. No Porto de Paranaguá, esta foi a primeira vez que este tipo de simulado foi realizado.

Sobre o ISPS CODE

O ISPS CODE está ligado ao monitoramento de acessos, pessoas, bagagens, cargas e viaturas que circulam nas áreas portuárias e de fundeio.

O código estabelece três níveis de segurança possíveis para navios e instalações portuárias durante uma situação de emergência. O nível 1 é uma situação sem ameaças, o nível 2 é uma ameaça provável, mas não confirmada; e o nível 3 é uma ameaça confirmada. No caso do passageiro clandestino, a situação aconteceu seguindo o protocolo de segurança nível 1.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES