Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

0

GUARDA PORTUÁRIA DETÉM FORAGIDO DA JUSTIÇA NO PORTO DO RIO

 

A ação foi conduzida pela Polícia Civil, com o apoio do Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX), da Guarda Portuária

Na noite da última terça-feira, dia 9, uma operação conjunta da Guarda Portuária (GPort) e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), resultou na captura de um foragido escondido no Cais do Caju, dentro do Porto do Rio de Janeiro.

A ação foi conduzida pela 38ª Delegacia da Polícia Civil, contando com o apoio do Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX), da Guarda Portuária.

O trabalho de monitoramento efetuado pelas autoridades possibilitou a localização e prisão de J.C.S., condenado pelo crime de peculato e evadido do sistema prisional. O detido foi encaminhado para a sede da 38ª DP para os procedimentos legais necessários ao seu retorno à penitenciária.

Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro

Troca de Informações

A prisão foi possível graças a troca de informações entre a PCRJ e a GPort, ambas integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), implantado pela Lei nº 13.675, sancionada em 11 de junho de 2018, que prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.

ISPS Code

A localização dos foragidos e procurados pela justiça pela Guarda Portuária foi possível em virtude do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code – International Ship & Port Facility Security Code), ou simplesmente Código ISPS, implantado no Porto do Rio de Janeiro, que possibilita o controle de acesso de todos que acessam à área interna do porto.

Veja abaixo link de outras prisões de foragidos da justiça realizadas pela Guarda Portuária no Porto do Rio de Janeiro:


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES