Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

0

GUARDA PORTUÁRIA DETÉM FORAGIDO DA JUSTIÇA NO PORTO DO RIO

 

A ação foi conduzida pela Polícia Civil, com o apoio do Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX), da Guarda Portuária

Na noite da última terça-feira, dia 9, uma operação conjunta da Guarda Portuária (GPort) e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), resultou na captura de um foragido escondido no Cais do Caju, dentro do Porto do Rio de Janeiro.

A ação foi conduzida pela 38ª Delegacia da Polícia Civil, contando com o apoio do Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX), da Guarda Portuária.

O trabalho de monitoramento efetuado pelas autoridades possibilitou a localização e prisão de J.C.S., condenado pelo crime de peculato e evadido do sistema prisional. O detido foi encaminhado para a sede da 38ª DP para os procedimentos legais necessários ao seu retorno à penitenciária.

Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro

Troca de Informações

A prisão foi possível graças a troca de informações entre a PCRJ e a GPort, ambas integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), implantado pela Lei nº 13.675, sancionada em 11 de junho de 2018, que prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.

ISPS Code

A localização dos foragidos e procurados pela justiça pela Guarda Portuária foi possível em virtude do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code – International Ship & Port Facility Security Code), ou simplesmente Código ISPS, implantado no Porto do Rio de Janeiro, que possibilita o controle de acesso de todos que acessam à área interna do porto.

Veja abaixo link de outras prisões de foragidos da justiça realizadas pela Guarda Portuária no Porto do Rio de Janeiro:


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.   

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.