Postagem em destaque

NO PODCAST PORTO&GENTE CONTEI UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NO PORTO DE SANTOS

Uma trajetória de mais de 30 anos, com atuação na Receita Federal, na Guarda Portuária, nas áreas sindical, cooperativista, beneficente e em...

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

0

PARAGUAIO SUSPEITO DE TRAFICAR COCAÍNA PARA A EUROPA É EXTRADITADO PARA O BRASIL


O estrangeiro é um dos principais líderes de organização criminosa que teria enviado cocaína para a Europa por meio de portos brasileiros

A Polícia Federal (PF) executou no domingo, 25 de agosto, a extradição de um paraguaio investigado e preso preventivamente na Operação Hinterland deflagrada em 2023, para desarticular grupo responsável pelo envio de aproximadamente 17 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa por meio de portos brasileiros, movimentando cerca de R$ 3,85 bilhões.

O empresário paraguaio Rodrigo Alvarenga Paredes, de 36 anos, desembarcou no Aeroporto de Caxias do Sul foi encaminhado ao sistema prisional do RS e deverá ser transferido ao sistema penitenciário nacional. O extraditado tem mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça Federal. Ele estava no país vizinho desde março do ano passado quando foi deflagrada a Operação Hinterland.

Foto: Divulgação PF

O paraguaio havia sido preso em um hangar na cidade de Luque. Ele é considerado pela Secretaria Nacional de Drogas (Senad), do Paraguai, como o líder local da estrutura criminosa e responsável por adquirir drogas de países como Bolívia e Colômbia para depois remetê-las ao território brasileiro.

Rodrigo Alvarenga Paredes preso no Paraguaio - Foto: Divulgação SENAD

De acordo com a Senad, Paredes tinha empresas nas áreas financeiras e agrícola, mas na verdade seria responsável pelo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro da organização criminosa. Após ser preso, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de luxo do paraguaio, no bairro Los Laureles, em Assunção.

Extradição de albanês

A Polícia Federal ainda aguarda a extradição de outro estrangeiro investigado na Operação Hinterland, de origem albanesa e preso em Dubai, responsável pela distribuição da cocaína no continente europeu.

Em Dubai, ele constava como CEO de uma empresa de pré-moldados metálicos. As autoridades acreditam que ele usava a fachada de empresário enquanto conduzia a negociação de toneladas de drogas.      

SAIBA MAIS: INTERPOL PRENDE CIDADÃO ALBANÊS QUE ENVIAVA COCAÍNA DO BRASIL PARA EUROPA

Operação Hinterland

A Operação Hinterland foi deflagrada em março de 2023 com o cumprimento de 534 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva executados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, bem como na cidade de Assunção, no Paraguai e em Dubai.

Também foram sequestrados 87 bens imóveis, 173 veículos, uma aeronave, bloqueios de contas bancárias vinculadas a 147 CPFs e CNPJs, 66 bloqueios de movimentação imobiliária de 66 pessoas físicas e jurídicas, totalizando a execução de 534 ordens judiciais. Com as medidas adotadas, a descapitalização da organização foi estimada em R$ 3,85 bilhões.

Nota da defesa do paraguaio

"A defesa de Rodrigo Paredes, a cargo do Escritório Aury Lopes Jr Advogados, esclarece que Rodrigo é um empresário paraguaio, que sempre esteve à disposição da Justiça, e que lamenta a desnecessária extradição. A defesa esclarece que está recorrendo da decisão de extradição e também da que decretou a prisão preventiva, aguardando uma manifestação dos tribunais superiores que deverá ocorrer ao longo da semana. Rodrigo não possui qualquer relação com os fatos e irá comprovar isso ao longo da instrução, sendo completamente desnecessária sua prisão e a própria extradição."


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.    

* Texto: O texto deste artigo relata acontecimentos, baseado em fatos obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis e dados observados ou verificados diretamente junto a colaboradores.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e adicionado o link do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.

LEGISLAÇÕES