Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

domingo, 23 de outubro de 2016

0

CADE REJEITA ACORDO PARA ENCERRAR INVESTIGAÇÃO DE CARTEL NO PORTO DE SANTOS


Sindigran (foto:Tiradentesguaru)

Segundo a Conselheira do CADE, a proposta não foi oportuna nem conveniente por ser um caso muito grave

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) rejeitou proposta de acordo para encerrar investigação de cartel no transporte de cargas no Porto de Santos. No processo, são investigados a Associação Comercial dos Transportadores Autônomos (Acta) e o Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Cargas a Granel (Sindgran), suspeitos de formar cartel e cobrar preços abusivos.
Nesse processo, os investigados levaram ao conselho uma proposta de Termo de Compromisso de Cessação (TCC) em que se comprometia a, por exemplo, pagar multa de R$ 50 mil cada para encerrar o processo.
A conselheira relatora, Cristiane Alkmin, votou contra a homologação do termo e foi seguida por todos os conselheiros. Ela afirmou que a proposta não atende as principais preocupações concorrenciais do caso, o montante oferecido como multa foi muito baixo e não há admissão de culpa por parte dos investigados. "A proposta não foi oportuna nem conveniente. Esse é um caso muito grave", afirmou.

O Cade é vinculado ao Ministério da Justiça e responsável pela punição de práticas anticoncorrênciais no mercado. Entre os principais indícios estão o sobre preço praticado pelas entidades para o transporte de fertilizantes e outros granéis sólidos, chegando, em alguns casos, a 120% do valor praticado pelo mercado. Também eram usadas medidas intimidatórias contra outros motoristas, como bloqueios físicos e até violência. Há ocorrências de depredação de caminhões e automóveis, e até uso de coquetel molotov contra um dos que tentaram contestar a atuação das entidades.

* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.