Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

0

GUARDAS PORTUÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ADESTRAMENTO DE CÃES NO PARÁ




As instruções teóricas foram realizadas tanto em espaços ao ar livre quanto em sala, com apresentações em slides e considerações importantes para a base do treinamento

Vários guardas portuários vinculados a Companhia Docas do Pará (CDP), participaram da V, VI e VII edições do “Curso de Operações K-9”, promovido pela empresa Alpha Cursos, especializada em formação de cães para a segurança pública e privada.

O curso tem como público alvo, principalmente, os órgãos de segurança que possuem cães em suas guarnições e a formação de pessoas para exercer atividades na área.  
Com duração total de 36 horas, ele tem por objetivo realizar instruções para a capacitação dos participantes e o treinamento de cães com técnicas de guarda, proteção, faro, obediência motivacional e proteção policial; adequada a realidade da instituição.
De acordo com o instrutor da Alpha Cursos K-9, Joavan Ferreira, a proposta do curso é voltada para situações de adestramento de cães, dentro de um sistema moderno de treinamento bem técnico.
Santarém

Nos dias 14,15 e 16 de Outubro, a V edição do curso ocorreu no 4° Grupamento de Bombeiro Militar (4º GBM), com a participação de 30 agentes de segurança pública, dentre eles, Polícia Militar, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Portuária.
O resultado positivo desta primeira edição em Santarém trouxe grande satisfação para toda a equipe, que contou com quatro instrutores no total. Foi muito positiva a avaliação do evento em Santarém, pela grande estrutura que tivemos disponível no Corpo de Bombeiros, proporcionando todos os ambientes necessários e importantes para realizar o trabalho. Dentre todos os eventos que fizemos, esse foi de altíssimo nível, onde a estrutura e o interesse dos alunos por todas as instruções foi fundamental para o sucesso do curso”, disse o instrutor Joavan Ferreira.
O comandante do 4º GBM, Tenente Coronel Cláudio, ressaltou a importância do curso para o trabalho integrado entre os Órgãos de Segurança Pública com o uso de cães em suas guarnições. Parabenizou os instrutores e os participantes da primeira edição do Curso de Operações K-9 em Santarém, que em seguida, receberam seus Brevês e Certificados de conclusão do curso.

Nos dias 18,19 e 20, a VI edição do curso, ocorreu na área do Porto de Santarém para 9 guardas portuários que não puderam participar da outra edição. Nesse treinamento também foi demonstrado a utilização dos cães na fiscalização do rio na lancha da Guarda Portuária.
Segundo o Supervisor de Segurança, Francisco Martins, a intenção é aprimorar o trabalho da Guarda Portuária para garantir a segurança dos usuários do porto e contribuir com a sociedade de Santarém no combate aos ilícitos, ao tráfico de drogas, contrabando de armas e evitar o aumento da criminalidade na cidade.
Belém

Em Belém, na VII edição do Curso de Operações K-9, que ocorreu nos dias 27, 28 e 29; contou com a participação de 18 guardas portuários.
As instruções teóricas foram realizadas tanto em espaços ao ar livre quanto em sala, com apresentações em slides e considerações importantes para a base do treinamento, já os desafios práticos acontecem em ambientes de atuação da corporação, simulando situações de trabalhos a serem realizados com os cães, como combates, resgates e salvamentos em estruturas elevadas ou colapsadas, obediência motivacional, faro para apreensão de entorpecentes, guarda e proteção.
“O cão não é uma ferramenta, é um companheiro de serviço, e um companheiro leal, capaz de dar a vida pelo seu parceiro”, diz o guarda portuário David Alexandrino.
A ideia agora é que os guardas utilizem os ensinamentos para adestrar os próprios cães que poderão se tornar aliados no combate ao tráfico de armas e drogas no Pará.
Tráfico de Drogas
A Formação de um Canil pela Guarda Portuária no Pará irá auxiliar, e muito, o combate ao tráfico de drogas. Só este ano, já foi apreendida meia tonelada de drogas pela Policia Civil, e os rios são a rota de entrada dos entorpecentes no Brasil.
Na região norte, a rota já é conhecida dos órgãos de segurança. A droga vem da Colômbia, entra no pais por Tabatinga, no Amazonas, vai até Manaus e Itacoatiara. De lá vai até Santarém pegando o rio Amazonas até a foz do Marajó, em Ponta de Pedras. Depois a droga é distribuída para Belém e outras cidades.
Segundo o Superior de Inteligência de Segurança, Jonathan Leal, o único Aparelho de Raio-X do Terminal Hidroviário de Belém não está funcionando, por motivos técnicos, há mais de um ano, e a fiscalização está sendo realizada apenas de forma visual.

A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                           
                                                          COMENTÁRIOS                             

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.