Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

0

GUARDA PORTUÁRIA É ALVO DE TIROS DE FUZIL NO PORTO DE SANTOS


Terminal da Santos Brasil no Porto de Santos

As autoridades federais acreditam que o caminhoneiro tentava esconder cocaína em um contêiner com destino à Europa

No início do mês, na madrugada do dia 02, uma equipe da Guarda Portuária do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foi alvo de tiros de fuzil.
Por volta de 1h15, o Centro de Monitoramento do Terminal Santos Brasil, localizado na Margem Esquerda do porto, entrou em contato com a Guarda Portuária solicitando apoio, informando que o condutor de um veículo se encontrava em atitude suspeita no interior do terminal.
De imediato, a Ronda de Policiamento, integrada pelos guardas portuários Felipy, Célio e Pedroso se dirigiu para o local. No terminal eles localizaram o veículo citado já na saída do Gate 15.
O condutor do veículo, ao notar a aproximação da viatura e os guardas portuários se preparando para a abordagem, não aguardou a liberação, acelerando o caminhão, quebrando a cancela.
Na Praça Yara Santini, os guardas portuários tentaram fazer uma nova abordagem, no entanto, o motorista parou o seu caminhão e apontou um fuzil, efetuando disparos em direção a viatura, se evadindo do local rumo à Rua Idalino Pires, conhecida como “Rua do Adubo”.
Diligências foram realizadas na área, mas o caminhoneiro e o veículo não foram localizados. No local dos disparos, foi encontrado uma cápsula deflagrada de calibre 556. Ninguém se feriu.
Cápsula deflagrada apreendida

Imediatamente, equipes da Polícia Federal e da Receita Federal foram acionadas e o terminal de contêineres foi orientado a fechar todos os acessos, até que uma varredura pudesse ser feita em busca de outros suspeitos.
A Polícia Militar, assim como a Polícia Militar Rodoviária, também foram acionadas, pois a fuga ocorreu em direção à Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
As autoridades federais acreditam que o caminhoneiro tentava esconder cocaína em um contêiner com destino à Europa e a ação teria sido frustrada depois que a Guarda Portuária foi acionada ao local.
Os contêineres que foram transportados pelo suspeito ao terminal foram vistoriados pela Receita Federal, sendo que um deles, carregado de sucata, apesar de se encontrar aberto, nada de irregular foi encontrado, já o outro estava vazio.
Segundo apurado pelo Portal Segurança Portuária em Foco, o motorista do caminhão registrou a sua entrada no terminal como sendo Anderson dos Santos Nunes, conduzindo o caminhão Scania de cor branca, placa GQV 7597, de Guarulhos, estando a ele atrelado o reboque de placa GGG 2154, de Mauá.
As autoridades policiais suspeitam que os dados não sejam verdadeiros. A placa do reboque é na realidade de um veículo da marca Toyota, modelo Corolla.
Como os disparos contra a viatura foram feitos fora da área federal, a ocorrência foi apresentadas pelos guardas portuários na Delegacia Sede de Guarujá à Delegada Vanessa Cristina de Souza, que determinou o registro do Boletim de Ocorrência (BO) nº 863/2018, de natureza “Disparo de arma de fogo” (art.15).
Caso semelhante
Em 6 de janeiro, guardas portuários conseguiram interceptar um carregamento com 23 malas cheias de cocaína. Na ocasião, dois homens foram presos. Eles entraram no mesmo terminal, na Margem Esquerda, em um caminhão, e foram flagrados tentando colocar a carga ilícita dentro de um carregamento regular.
Para entrar na instalação com a droga, eles esconderam as malas por baixo da cabine do veículo. Até então, trava-se de uma ação não registrada pelas autoridades federais que combatem o tráfico internacional de drogas no cais santista. Suspeita-se que essa tentativa tenha seguido o mesmo modelo.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                  
                             COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.