Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 3 de maio de 2018

0

MAIO AMARELO INICIA COM BLITZ EDUCATIVA NA ÁREA PORTUÁRIA DE SANTOS




A ação transcorreu durante todo o dia com caminhoneiros e motoristas em geral

Uma blitz diferente chamou a atenção dos motoristas que passaram na quarta-feira (02) pela Avenida Engenheiro Augusto Barata (retão da Alemoa), na área portuária. A abordagem era rápida, mas ao invés de fiscalização de veículos ou documentação, os condutores puderam fazer teste, por meio de amostra de saliva, para detecção de substância toxicológica. Todos receberam material informativo sobre drogas, álcool e seus efeitos.
A ação transcorreu durante todo o dia com caminhoneiros e motoristas em geral, abrindo a programação que a CET-Santos desenvolve este mês em alusão ao Maio Amarelo – movimento realizado em todo mundo para alertar e conscientizar a sociedade sobre o elevado número de mortos e feridos no trânsito.
A blitz educativa na área portuária ocorreu em parceria com a Codesp e a Guarda Portuária, como parte do projeto Trânsito Livre de Drogas, do laboratório Maxilabor Diagnósticos.
Conforme o médico Anthony Wong, esse tipo de exame é adotado na Europa e em países como Austrália, Canadá, EUA e Colômbia. Idealizador da metodologia empregada no projeto, ele ressalta que a ação de campo visa sensibilizar para o problema, fazer levantamento/diagnóstico com a coleta voluntária e sigilosa de material e, ainda, a prevenção.
Foto: Divulgação Codesp

"É um teste rápido e não invasivo. Com a amostra da saliva é possível detectar a presença de substância toxicológica a partir de 15 minutos do consumo até 48 horas após", explicou Wong. O resultado pode ser aferido em três minutos. Nas duas primeiras horas, 20 testes foram aplicados. O laboratório pretende fazer cerca de mil.
Outros locais
A ação de campo voltou a acontecer nesta quinta (3), também das 8h às 18h, desta vez no bolsão de estacionamento do emissário submarino, no José Menino. Na sexta (4), retorna à área portuária: Avenida Sérgio da Costa Matte (Perimetral), sentido Ponta da Praia/Centro (oposto à Rua Dona Luiza Macuco).
Foto: Divulgação Codesp

A última blitz para o teste, dentro do Maio Amarelo, será na próxima segunda-feira (7/5), na Avenida Rangel Pestana, em frente à Arena Santos.
Ainda como parte do projeto será promovida, entre os dias 21 e 24, palestras em empresas da cidade para alertas sobre os riscos de dirigir sob o efeito de drogas.


Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                             
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                          


                   COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.